Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas inscrições para submissão de trabalhos do VIII Seminário Internacional de Práticas Educativas

publicado: 31/07/2023 15h37, última modificação: 31/07/2023 15h37
Envio de trabalhos, fotografias, vídeos e projetos educativos pode ser realizado até 15 de setembro

Foto: Freepik

Entre os dias 10 e 12 de outubro a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o VIII Seminário Internacional de Práticas Educativas (Secampo), que será sediado na unidade Mamanguape do Campus IV da UFPB, sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS).

Sob o tema "Paulo Freire: Educação, Democracia e Esperançar - Resistindo, Reagindo e Recriando a educação na história", o VIII SECAMPO busca promover reflexões sobre o legado de um dos mais importantes educadores brasileiros e discutir a importância da educação na construção de uma sociedade democrática e esperançosa.

O evento, que será realizado de forma híbrida, é destinado a estudantes, professores, pesquisadores, gestores escolares da rede pública e particular, além de militantes dos movimentos sociais.

As inscrições para apresentações de artigos e para ouvintes já estão abertas. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 15 de setembro nas categorias Artigo completo e Artigo relato de experiência, pelo site do evento.

A programação do VIII SECAMPO contempla duas conferências, 13 grupos de trabalho, três cursos de formação, além de premiações para fotografia, vídeo e projetos educativos. O seminário também deve contar com a realização de atos culturais, lançamentos de livros e conversas com autores, proporcionando um ambiente de troca e compartilhamento de conhecimentos.

Os participantes terão a oportunidade de apresentar seus estudos e visões de mundo por meio de artigos, fotografias, vídeos e projetos nas áreas da educação, tecnologias digitais, direitos humanos, conjuntura política, políticas públicas, fome, desemprego, ecologia e trabalho, com foco no território do Brasil, América Latina, América Central e outros países. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento, com registro ISBN.

Ao longo do evento também haverá apresentações culturais, lançamentos de livros e conversas com autores, além de culinária e músicas locais.

Prêmios de fotografia, vídeo e projetos educativos

Durante o evento também haverá a entrega do 1º Prêmio Paulo Freire de Fotografia, 1º Prêmio Eduardo Coutinho de Vídeo e 1º Prêmio Indígena Nilda Faustino de Projetos Educativos. As inscrições para essas premiações também seguem até 15 de setembro.

Em caso de dúvidas os interessados em submeter artigos, fotografias, vídeos e projetos educativos podem entrar em contato pelo e-mail: secampo03@gmail.com

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins