Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ACI da UFPB publica edital para concessão de bolsas de programa para estudantes estrangeiros

publicado: 13/04/2022 19h07, última modificação: 13/04/2022 19h07
O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres

Foto: ViDIstudio/Freepik

A Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (ACI/UFPB) publicou, nesta quarta-feira (13), o edital nº 03/2022 referente ao processo de seleção de estudantes estrangeiros participantes do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) da UFPB para acesso ao Auxílio Financeiro oferecido pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior-PROMISAES.

O PEC-G constitui um conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes e caracteriza-se pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e seu retorno ao país de origem ao final do curso.

O PROMISAES consiste na oferta de auxílio financeiro para estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições participantes do PEC-G.

Serão ofertadas 06 vagas a estudantes da UFPB participantes do PEC-G. Os auxílios financeiros serão de R$ 622,00  para o período de maio a dezembro de 2022.

As inscrições serão recebidas, exclusivamente, pelo e-mail  mobilidade@aci.ufpb.br, entre os dias 18 e 20 de abril, sendo necessário o preenchimento e assinatura do formulário de inscrição, formulário de informações socioeconômicas e declaração de renda, além do termo de compromisso que constam nos anexos do edital.

Também é preciso que os interessados apresentem uma carta justificando a solicitação, histórico escolar atualizado, horário individual o período em curso, registro nacional migratório, comprovante de residência e comprovação do envolvimento do estudante em atividades acadêmicas relacionadas ao curso de graduação.

Todos os documentos deverão ser salvos em arquivo único, no formato PDF. A ACI encaminhará, por meio eletrônico, uma mensagem de resposta confirmando o recebimento das inscrições. A avaliação socioeconômica será realizada pelo Departamento de Serviço Social da UFPB.

As etapas de avaliação e o cronograma estão descritas no edital. A divulgação do resultado final está prevista para 09 de maio.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins