Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluna da UFPB é uma das vencedoras de programa de tecnologia promovido pela Huawei
conteúdo

Notícias

Aluna da UFPB é uma das vencedoras de programa de tecnologia promovido pela Huawei

publicado: 09/11/2023 10h00, última modificação: 09/11/2023 10h01
Tamires Alves, do 7º período de engenharia de energias renováveis, faz parte da equipe que propôs projeto vencedor do ‘Seeds for the Future’

091120231.jpg

A estudante Tamires Alves, aluna do curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é uma das vencedoras das etapas brasileira e latinoamericana do ‘Seeds for the future’ (Sementes para o futuro, em tradução livre), programa de intercâmbio online realizado pela Huawei. O anúncio foi realizado nos dias 30 de outubro (etapa brasileira) e 1º de novembro (etapa latinoamericana), durante a cerimônia de encerramento do programa. 

Tamires faz parte de um grupo formado por 10 estudantes, das mais diversas áreas do conhecimento, que elaborou o projeto vitorioso ‘Nutrição Educacional e Cultivos Orgânicos’ (NECO). Utilizando ferramentas como o 5G, a tecnologia em nuvem e a inteligência artificial, tecnologias nas quais a empresa chinesa é especialista, o empreendimento idealizado pelos jovens propõe a distribuição de estufas hidropônicas automatizadas em escolas, além de um aplicativo para ensinar boas práticas de nutrição, a fim de melhorar a relação das crianças com os alimentos e a tecnologia. 

Além disso, a solução proposta pelo grupo atende às metas 2 (fome zero e agricultura sustentável) e 4 (educação de qualidade) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Todos os cinco projetos desenvolvidos na etapa nacional do Programa deveriam atingir ao menos uma das 17 metas traçadas por esta organização internacional. 

“As estufas funcionam de forma automatizada, então não é necessário ter uma pessoa diariamente para acompanhar a manutenção da horta. Essas estufas possuem sensores, que coletam os dados e fazem o envio desses dados via Wi-Fi para o aplicativo. O equipamento também dispara alarmes quando necessário. E minha maior contribuição dentro do projeto foi justamente essa parte de sensoriamento da estufa: dados como temperatura, umidade do ar, profundidade da água dentro do tanque para saber se precisa repor água e se nutrientes do solo estão em quantidade apropriada”, explica Tamires, que afirma também que sua participação em projetos da UFPB foi fundamental na aquisição dos conhecimentos empregados durante o programa. 

Para ajudar no desenvolvimento do NECO, os 10 estudantes vencedores (e outros 40 alunos, totalizando 50 jovens selecionados) participaram, também em outubro deste ano, de uma imersão online durante oito dias, na qual foram ministrados conteúdos sobre tecnologia, além de temas culturais sobre a China, país sede da Huawei. Os 50 estudantes escolhidos fazem parte de instituições de ensino superior de todo o Brasil. 

Por terem vencido a etapa latinoamericana, Tamires e os outros estudantes ganharam uma viagem com todos os custos pagos a Bogotá, na Colômbia, para comparecer à ‘Huawei LAC ICT Talents Summit 2023’, em dezembro. Neste evento, participantes de destaque das diferentes edições do ‘Seeds For the Future’ na América Latina e Caribe participarão de mais uma imersão, com o objetivo de promover e desenvolver jovens talentos.

“Na Colômbia, terei contato com profissionais de longa carreira, já bem experientes, tanto do Brasil quanto do mundo. Então vai ser uma experiência incrível e enriquecedora em todos os sentidos: pessoal, profissional e cultural”, avalia a estudante.

O diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, Professor Euler Macêdo, parabenizou Tamires pela conquista e afirmou também que o êxito da discente da UFPB na competição coloca o nome da Universidade em evidência. 

Para a Vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, ter uma representação nesse nível de uma discente engrandece a Universidade. “É um sucesso conjunto envolvendo aluno, professor e todos que contribuem para o desenvolvimento da Universidade Federal da Paraíba, no âmbito do ensino e da pesquisa”, disse a docente.  

Clique aqui e conheça em detalhes o projeto vencedor. 

Sobre o Seeds for the Future

O ‘Seeds for the Future’ é uma iniciativa da Huawei, empresa multinacional de referência em tecnologias de informação e comunicação (TICs) e dispositivos inteligentes. A iniciativa visa inspirar jovens talentos a atuarem na área de tecnologia, inspirando-os a liderar a transformação digital. 

Até o momento, o projeto já foi implementado em 139 países e treinou mais de 15 mil alunos em todo o mundo.

***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB