Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB participam do XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais
conteúdo

Notícias

Alunos da UFPB participam do XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais

publicado: 06/10/2023 16h53, última modificação: 06/10/2023 16h53
Encontro reuniu pesquisadores da área de todo o Brasil, além de convidados internacionais, entre os dias 1º e 5 de outubro em Maceió (AL)

Foto: Divulgação

Uma equipe da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 32 pessoas, entre alunos e professores da graduação e pós-graduação em Química e em Engenharia de Materiais, participou do 21º Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais (SBPMat), evento que ocorreu entre os dias 1º e 5 de outubro em Maceió, capital do estado de Alagoas.

O Encontro é um dos mais importantes da área e reuniu mais de 1.600 participantes de todas as regiões do Brasil, além de pesquisadores e engenheiros da Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Portugal e Reino Unido. Ao longo de cinco dias, foram apresentados mais de 2.300 trabalhos sobre avanços e perspectivas na ciência de materiais e em tecnologias relacionadas, entre outros temas.  

Um dos momentos mais esperados foi a mesa-redonda especial do evento, que contou com a participação das Ministras de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e de Portugal, Luciana Santos e Elvira Fortunato, respectivamente. Na ocasião, elas debateram sobre as oportunidades acadêmicas e de financiamento para o desenvolvimento da ciência de materiais nos dois países. 

Além da participação dos alunos e professores da UFPB, que ocorreu sobretudo com apresentação de trabalhos no evento, a Universidade também colaborou nos comitês programático e científico do evento, por meio dos docentes Iêda Santos e Daniel Araújo de Macedo, vinculados, nesta ordem, aos Centros de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e de Tecnologia (CT) da UFPB. 

Para a professora Iêda Santos, os estudantes que participaram do 21º Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais ganharam um diferencial em suas formações profissional e acadêmica.

“Ter acesso a esses pesquisadores do evento é fundamental para os alunos porque traz para eles um senso crítico, uma análise crítica do próprio trabalho, além de oportunidades de crescimento profissional que dificilmente eles teriam estando no laboratório, convivendo sempre com as mesmas pessoas”, afirmou a docente. 

A doutoranda Jéssica Luisa Alves do Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPB, avalia positivamente sua experiência no Encontro. Para ela, sua participação no evento abriu novos horizontes e novas perspectivas. 

“No evento, tive a oportunidade de participar de plenárias e palestras com pesquisadores renomados do Brasil e de outros países, bem como de estabelecer interações com outros grupos de pesquisa, o que é importante para adquirir novas ideias e soluções para meu trabalho em desenvolvimento”, contou a estudante. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB