Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB realizam mostra de videodança nesta sexta-feira (17), no Espaço Cultural

publicado: 15/12/2021 18h18, última modificação: 15/12/2021 18h18
Ingressos gratuitos podem ser retirados no local uma hora antes

Nesta sexta-feira (17), acontece, no auditório 1 do Espaço Cultural, a partir das 18h30, o Múltiplas Mostra de Videodança, evento no qual onze alunos concluintes do curso de Licenciatura em Dança, do Departamento de Artes Cênicas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentarão dez trabalhos que unem a dança ao audiovisual, no universo da videodança e videoperformance.

Estão disponíveis ao público 75 ingressos gratuitos que podem ser retirados no Auditório 1, do Espaço Cultural, a partir das 17h30, no dia da apresentação.

De acordo com a professora Valéria Vicente, Chefe do Departamento de Artes Cênicas, o público poderá acompanhar as obras no estilo videodança com elementos de dança do ventre, cavalo-marinho, dança moderna, ioga, dança contemporânea e balé.

Nos vídeos, é possível conhecer mais sobre o processo criativo coreográfico e as inspirações das artistas por meio de depoimentos, edição, efeitos visuais, elementos cênicos e das coreografias em si. As videoperformances serão apresentadas divididas em três programas de modo a permitir discussões temáticas sobre os elementos poéticos e temáticos desenvolvidos. Assim, a partir das convergências temáticas pode-se evidenciar as divergências entre as experiências de dança e de vida das realizadoras.

Os trabalhos de videodança que serão apresentados foram produzidos durante a disciplina de Projetos Coreográfico 2021, sob orientação dos docentes Valéria Vicente, Elthon Fernandes e Guilherme Schulze. A realização dos vídeos contou com a parceria e expertise em videodança da Cia. Etc., de Recife (PE), que atua nacionalmente há cerca de 21 anos. Desta forma, parte das videoperformances contaram com assessoria profissional dos artistas Marcelo Sena e Filipe Marcena, na captação de som e vídeo, edição e trilha sonora.

As dez criações abordam múltiplas poéticas em sintonia com elementos da natureza, refletindo trajetórias em confluências e divergências enquanto experiência de vida e arte.

O Projeto contou com apoio do Centro de Comunicação e Artes (CCTA) e do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

***
Reportagem: Elidiane Poquivique/Ascom-UFPB com informações do Departamento de Artes Cênicas
Edição: Aline Lins