Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB se classificam para etapa nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação

publicado: 21/09/2023 12h26, última modificação: 25/09/2023 08h01
Seis equipes da UFPB participaram da primeira fase da competição; final nacional ocorrerá no período de 19 a 22 de outubro deste ano

Foto: Divulgação

Três alunos do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) garantiram a classificação para a etapa nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, que acontece no país desde 1996. Luerson Albuquerque Filho, Luiz Henrique Queiroz, do curso de Ciências da Computação, e Taylor Cantalice, da Engenharia de Computação, competiram na equipe “Luerson e os Meros Mortais” e se classificaram em uma das duas vagas conquistadas por equipes da Paraíba na competição nacional.

Os estudantes obtiveram a classificação durante a 1ª fase da maratona, que ocorreu em 02 de setembro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O professor Lincoln David Nery e Silva, do Departamento de Informática do CI, foi o coordenador das equipes de programação do CI e atuou também como coach na maratona.

Além da equipe “Luerson e os Meros Mortais”, a UFPB também foi representada na competição pelas equipes “Peter Codes”, “Alt F Trio”, “Pinguins Furiosos”, “EC>CC” e “<placeholder/>”. A primeira fase da competição ocorreu em 44 sedes no Brasil, sendo quatro no Centro-Oeste, 14 no Nordeste, cinco no Norte, 14 no Sudeste e sete no Sul e contou com a participação de 725 times de 181 instituições.

A final brasileira  terá pelo menos 65 vagas, e os times se classificam segundo quatro regras, no caso da equipe Luerson e os meros mortais que ficou na posição 78 no ranking nacional dos competidores da fase 1, a classificação se deu pela regra nº 2, que distribuiu 40 vagas para as sedes de todo o Brasil na qual participaram pelo menos 10 times de 05 instituições diferentes.

Além da equipe da UFPB, classificada na posição 78 no ranking nacional dos competidores da fase 1,  a outra equipe paraibana que se classificou para a final nacional foi a “cache underflow”, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que ficou na 10ª posição na classificação nacional da 1ª fase. A final nacional da Maratona SBC de Programação ocorrerá no período de 19 a 22 de outubro deste ano, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.

A Maratona SBC de Programação é parte da regional sul-americana classificatória para as etapas mundiais da competição de programação International Collegiate Programming Contest - a maratona ocorreu simultaneamente no Brasil, na Bolívia, América Central e México. As melhores equipes na Final Nacional (regional sul-americana) serão selecionadas para as Finais Mundiais do evento.

As provas - Na Maratona SBC de Programação, alunos da graduação e pós-graduação em cursos na área de Computação competem em times compostos por três estudantes e tentam resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos dez ou mais problemas fornecidos, contando apenas com um computador, material de apoio impresso, e os próprios conhecimentos e criatividade na batalha contra o relógio e os desafios propostos.

De acordo com o regulamento, os participantes do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que serão avaliadas pelos juízes da competição. Há problemas que requerem apenas compreensão, outros exigem conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns têm um grau maior de complexidade.  O intuito é despertar nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Texto: Milena Dantas e Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins