Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB se classificam para etapa nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação
conteúdo

Notícias

Alunos da UFPB se classificam para etapa nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação

publicado: 21/09/2023 12h26, última modificação: 25/09/2023 08h01
Seis equipes da UFPB participaram da primeira fase da competição; final nacional ocorrerá no período de 19 a 22 de outubro deste ano

Foto: Divulgação

Três alunos do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) garantiram a classificação para a etapa nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, que acontece no país desde 1996. Luerson Albuquerque Filho, Luiz Henrique Queiroz, do curso de Ciências da Computação, e Taylor Cantalice, da Engenharia de Computação, competiram na equipe “Luerson e os Meros Mortais” e se classificaram em uma das duas vagas conquistadas por equipes da Paraíba na competição nacional.

Os estudantes obtiveram a classificação durante a 1ª fase da maratona, que ocorreu em 02 de setembro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O professor Lincoln David Nery e Silva, do Departamento de Informática do CI, foi o coordenador das equipes de programação do CI e atuou também como coach na maratona.

Além da equipe “Luerson e os Meros Mortais”, a UFPB também foi representada na competição pelas equipes “Peter Codes”, “Alt F Trio”, “Pinguins Furiosos”, “EC>CC” e “<placeholder/>”. A primeira fase da competição ocorreu em 44 sedes no Brasil, sendo quatro no Centro-Oeste, 14 no Nordeste, cinco no Norte, 14 no Sudeste e sete no Sul e contou com a participação de 725 times de 181 instituições.

A final brasileira  terá pelo menos 65 vagas, e os times se classificam segundo quatro regras, no caso da equipe Luerson e os meros mortais que ficou na posição 78 no ranking nacional dos competidores da fase 1, a classificação se deu pela regra nº 2, que distribuiu 40 vagas para as sedes de todo o Brasil na qual participaram pelo menos 10 times de 05 instituições diferentes.

Além da equipe da UFPB, classificada na posição 78 no ranking nacional dos competidores da fase 1,  a outra equipe paraibana que se classificou para a final nacional foi a “cache underflow”, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que ficou na 10ª posição na classificação nacional da 1ª fase. A final nacional da Maratona SBC de Programação ocorrerá no período de 19 a 22 de outubro deste ano, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. 

A Maratona SBC de Programação é parte da regional sul-americana classificatória para as etapas mundiais da competição de programação International Collegiate Programming Contest - a maratona ocorreu simultaneamente no Brasil, na Bolívia, América Central e México. As melhores equipes na Final Nacional (regional sul-americana) serão selecionadas para as Finais Mundiais do evento.

As provas - Na Maratona SBC de Programação, alunos da graduação e pós-graduação em cursos na área de Computação competem em times compostos por três estudantes e tentam resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos dez ou mais problemas fornecidos, contando apenas com um computador, material de apoio impresso, e os próprios conhecimentos e criatividade na batalha contra o relógio e os desafios propostos.

De acordo com o regulamento, os participantes do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que serão avaliadas pelos juízes da competição. Há problemas que requerem apenas compreensão, outros exigem conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns têm um grau maior de complexidade.  O intuito é despertar nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

* * *
Texto: Milena Dantas e Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB