Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB visitam Presídio Padrão de Santa Rita

Alunos da UFPB visitam Presídio Padrão de Santa Rita

publicado: 05/09/2023 14h30, última modificação: 05/09/2023 15h05
Professor do curso de Direito da UFPB promove aulas práticas para formação de futuros criminalistas

Foto: Divulgação

Alunos do curso de Direito Penal, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizaram, no final do mês de agosto, uma visita técnica ao Presídio Padrão de Santa Rita, sob a orientação do professor Romulo Palitot, no intuito obter uma visão prática do sistema prisional e uma compreensão mais profunda do direito penal, além de conhecer as complexidades do campo jurídico.

Para o professor Romulo Palitot, quando teoria e prática se encontram, o aprendizado se torna mais enriquecedor e eficaz. A atividade realizada pelos futuros criminalistas foi uma experiência marcante para os alunos, que conheceram o funcionamento da unidade prisional e as atividades desenvolvidas pelos reeducandos que cumprem pena em regime fechado.

Os alunos puderam conhecer a rotina dos policiais penais, os desafios enfrentados no ambiente prisional e as políticas de ressocialização em vigor, experiência que representou uma oportunidade para compreensão das nuances do sistema prisional na prática, indo além do que é ensinado na sala de aula e na literatura do Direito.

O Professor Romulo Palitot explicou que essas experiências enriquecem o aprendizado e capacitam os estudantes a se tornarem profissionais mais preparados e conscientes das questões jurídicas que enfrentarão em suas carreiras.

"Buscamos sempre promover essas experiências e, assim, fortalecer o conhecimento de nossos futuros profissionais do Direito. A teoria é fundamental, mas a prática é essencial para que nossos alunos se tornem advogados e juristas completos", comentou o docente, doutor e mestre em Direito Penal pela Universitat de València - Espanha, e presidente da Anacrim – Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba.

Texto: Edileide Vilaça
Edição: Aline Lins