Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos de escola estadual de Pernambuco, da cidade de Timbaúba, visitam UFPB

Alunos de escola estadual de Pernambuco, da cidade de Timbaúba, visitam UFPB

publicado: 28/08/2023 18h09, última modificação: 28/08/2023 18h15
Estudantes puderam conhecer estrutura e cursos da instituição

Foto: Angélica Gouveia

Na última sexta-feira (25), 76 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 07 professores da Escola Estadual Jornalista Jader de Andrade (Eremjja), da cidade de Timbaúba (PE), participaram de visita à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A recepção foi organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PRG), atendendo a uma demanda dos docentes do Eremjja para apresentar a instituição como uma possibilidade acadêmica futura aos estudantes que estão finalizando o Ensino Médio.

No auditório da Reitoria, os estudantes e professores da Eremjja foram recepcionados pela Vice-reitora Liana Filgueira, que expressou a alegria em recebê-los e parabenizou a iniciativa dos professores que buscaram essa aproximação com a UFPB.

“É importante vocês virem aqui conhecer um pouquinho da UFPB, que é a maior universidade do nosso Estado. Vocês estão hoje em um espaço e vão ingressar em um mundo sem fronteiras, a universidade é isso, é ampla, não tem limites. Então, espero que se divirtam aqui dentro e que no futuro estejamos aqui dando para vocês as boas-vindas como alunos desta universidade. Desejo sucesso, continuem lutando pelo sonho de vocês que vocês vão alcançar”, disse a Vice-reitora dirigindo-se aos estudantes visitantes.

A Pró-reitora de Graduação, Profa Silvana Maciel, também deu as boas-vindas aos estudantes agradecendo a escolha dos alunos por conhecer a UFPB. Após a exibição de um vídeo institucional, a Pró-reitora apresentou um pouco do roteiro da visitação; explicou aos alunos as diversidades de espaços e setores presentes na universidade, a estrutura organizacional e apresentou os 04 Campi que compõem a instituição, bem como todos os cursos de graduação presencial e EaD ofertados. “Espero que vocês saiam daqui querendo vir para cá, querendo ser alunos da UFPB”, disse a professora Silvana.

Na apresentação os estudantes também puderam conhecer um pouco sobre a atuação do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), vinculado ao Gabinete da Reitoria. O coordenador do CIA, Rafael Monteiro, falou um pouco sobre as atribuições do comitê, conceito de pessoa com deficiência e de necessidade educacional específica, o funcionamento dos serviços de apoio prestados pelo CIA aos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais, entre outros esclarecimentos.

A Coordenadora de Estágios da PRG, Marçonilia Arnoud, também explicou aos estudantes as possibilidades de realização de estágios para os alunos da UFPB, e a importância dessa atividade para a formação para as futuras profissões a serem escolhidas pelos jovens.

Saindo da Reitoria os alunos do Eremjja tiveram a oportunidade de conhecer o Departamento de Mídias Digitais (DEMID), onde foram recepcionados pelo professor Alberto Ricardo Pessoa e puderam conhecer um dos laboratórios onde são realizadas aulas práticas.

A professora Deyse Pereira, do Eremjja, conta que a escolha por visitar a UFPB foi para apresentar as possibilidades de graduação também fora do estado do Pernambuco, e pelo corpo docente da escola considerar a UFPB uma das melhores universidades do Brasil e uma ótima opção para o futuro dos estudantes.

“Muitos deles se encantam por essa universidade, mas nunca tiveram a oportunidade de vir. A recepção que a gente teve foi muito além do que a gente esperava, quando chegamos aqui nós tivemos muito carinho. O pessoal super-educado nos atendeu com atenção e falou tudo o que os meninos queriam saber e conhecer da universidade, então é um momento muito importante para eles, para aqueles que não se decidiram, esse é um momento muito rico de conhecimento, e uma experiência muito boa”, disse Deyse Pereira.

O Centro de Ciências Humanas, Letras de Artes (CCHLA) também foi um dos pontos visitados pelos estudantes que além de conhecer salas de aula e biblioteca puderam visitar as instalações da Clínica Escola de Psicologia.

A professora Thaís Máximo, Assessora de Graduação do CCHLA que orientou a visita, esclareceu que as escolas interessadas em proporcionar uma visita aos estudantes de ensino médio ao CCHLA podem realizar solicitação ao centro, que realizará agendamento para proporcionar aos visitantes contato com laboratórios, professores, estudantes, representantes das empresas juniores da universidade e participação em atividades práticas e oficinas relacionadas aos cursos de graduação de interesse dos visitantes.

Para a visitante Rita de Cássia Silva, de 18 anos, conhecer a UFPB superou as expectativas e representou uma ampliação do mundo que ela conhece. Ela destacou, especialmente, o bloco de Mídias Digitais. “Foi algo muito incrível a gente ter contato com essa tecnologia. Eu pretendo cursar medicina e pretendo vir pra cá. Conhecer a universidade onde quero estudar é algo muito incrível. Tenho primos que estudam aqui e todos elogiam a instituição, já conheço alguns professores daqui e são todos incríveis”, afirmou a estudante.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins