Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Andifes realiza nova pesquisa sobre perfil dos estudantes das universidades federais
conteúdo

Notícias

Andifes realiza nova pesquisa sobre perfil dos estudantes das universidades federais

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) preparam-se para a aplicação da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Os dados coletados comporão diagnóstico importante para subsidiar políticas públicas e a gestão de recursos destinados a essas instituições.
publicado: 05/02/2018 13h23, última modificação: 05/04/2019 16h25

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisa será conduzida pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape). De acordo com o pró-reitor João Wandemberg Gonçalves Maciel, que também integra o Fonaprace, o levantamento é essencial para a avaliação de resultados e para o planejamento da assistência estudantil nas IFES. O gestor informa que os alunos da UFPB, em breve, serão chamados a participar da pesquisa, por meio de convite eletrônico contendo link de acesso ao questionário. 

 

Perfil 

Estudos anteriores da Andifes mostraram as mudanças, ao longo do tempo, no perfil dos graduandos das IFES, com destaque para os impactos da institucionalização do Enem, como modalidade de ingresso, e da criação de mais de 300 campi no interior do País, com a expansão trazida pelo programa Reuni. 

Outro marco foi a Lei de Cotas, criada em 2013, que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras associadas à entidade. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014 e, somado ao número de autodeclarados pardos, representam 47,5% do total de graduandos das IFES. 

Outro levantamento feito pela associação aponta, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo, o que desmistifica a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas mais altas.

 

Fonte: ACS | Rita Ferreira, com informações da Andifes.