Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Assembleia Legislativa da Paraíba outorga Medalha Epitácio Pessoa ao Reitor Valdiney Gouveia

publicado: 06/09/2022 19h06, última modificação: 08/09/2022 06h53
Reitor da UFPB recebe reconhecimento por contribuições à Paraíba como Professor, Pesquisador e Reitor

Foto: Angélica Gouveia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Valdiney Veloso Gouveia, recebeu, nesta terça-feira (06), a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, durante solenidade no Plenário Deputado José Mariz.

Proposta pelo deputado Cabo Gilberto Silva, com o endosso do deputado Raniery Paulino, a homenagem foi aprovada pelo Legislativo Estadual no dia 20 de abril deste ano de 2022, em função da relevante contribuição que o Professor Valdiney Gouveia tem dado ao povo paraibano como Professor, Pesquisador e Reitor da UFPB.

O Reitor Valdiney Gouveia proferiu seu discurso com muita emoção ao historiar sua trajetória de vida e declarar sua gratidão aos seus pais, que estavam presentes no plenário – a Senhora Maria Bernadete Veloso, natural de Itabaiana (PB), e, natural do município de Pilar (PB), o Senhor João Veloso, que por 20 anos trabalhou naquela Casa, desde 1985, como redator de anais e depois como consultor legislativo.

Nas palavras do Reitor Valdiney Gouveia, a Assembleia Legislativa é a casa do povo, então, receber o reconhecimento de parlamentares que também representam o estado da Paraíba é ter o reconhecimento de uma carreira de 30 anos dedicados à UFPB na condição de professor e, recente, nesses dois últimos anos, na condição de Reitor da UFPB.

“É uma alegria imensa de sobretudo olhar para trás e saber que houve um trajeto, um percurso, que foi de muita luta, de muita dedicação, mas com foco, sabendo que, querendo, tudo é possível, basta você definir metas a curto, médio e longo prazo e as coisas acontecem na vida de cada um”, disse o Prof. Valdiney Gouveia.

Atualmente professor titular da UFPB e pesquisador 1A, o mais alto nível da pesquisa, o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, é autor de cerca de 300 artigos científicos, 18 livros e 50 capítulos de livro, e orientou mais de cem mestres, doutores e pós-doutores.

Na gestão, o Prof. Valdiney Gouveia destacou entre as maiores conquistas ações como a desbloqueio de mais de R$ 10 milhões, para investimento em pesquisa, a inauguração do Espaço de Saúde do Servidor, a instalação das primeiras placas fotovoltaicas da UFPB e a obtenção de recursos para construção de uma subestação 69 kV (quilovolts), andamento e conclusão de obras, ampliação do atendimento no Restaurante Universitário para a comunidade universitária, a implantação de um ônibus circular para atender ao Campus I, entre outras.

De acordo com o Reitor, pensar a Universidade é pensar o estado da Paraíba. Nesse sentido, ele destacou a importância das startups e empresas juniores. “Nós já passamos de uma fase em que o papel da Universidade era conferir diplomas. O papel da Universidade, cada dia mais, além de conferir diplomas é ofertar CNPJs, precisamos colocar nossos jovens do mercado, precisamos nos aproximar do mercado”, afirmou.

Feliz por participar da solenidade de entrega da honraria, o Senhor João Veloso, pai do Reitor, ressaltou sua gratidão à Assembleia Legislativa, uma instituição extremamente importante para o Estado. “Tenho muito orgulho dos meus filhos, são homens de bem e honestos”, disse. Prestigiaram ainda a solenidade os filhos do Reitor, Catalina Veloso e Andres Veloso, e amigos do docente.

Além disso, o juiz Geraldo Porto representou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo  Henriques de Sá e Benevides; também integrou a mesa, cujos trabalhos foram secretariados pelo deputado Moacir Rodrigues, o Coronel Carlos Alberto, assessor parlamentar da ALPB, na solenidade representando o General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes, comandante do 1º Grupamento de Engenharia; o representante da Associação Comercial da Paraíba, Felipe Oscar Coelho, entre outros.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia