Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atleta paralímpico de projeto da UFPB, Petrúcio Ferreira é tricampeão mundial de atletismo

publicado: 20/07/2023 18h00, última modificação: 20/07/2023 18h03
Cícero Valdiran, que também treina na universidade, conquistou o bronze no lançamento de dardo

Foto: Arquivo Pessoal

Dois atletas paralímpicos paraibanos que treinam na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) subiram ao pódio no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, encerrado no último dia 17, em Paris, França.

Garantindo um marca de 10s35, Petrúcio Ferreira conquistou o ouro na prova de 100m do atletismo (classe T47), sagrando-se tricampeão mundial na competição (ele também foi ouro em 2017 e em 2019), além de ser bicampeão paralímpico (2016 e 2021). Já o atleta Cícero Valdiran Lins, competidor na classe F57, ficou com a medalha de bronze no lançamento de dardo.

Petrúcio e Valdiran integram o projeto de extensão “Formação de atletas para o atletismo olímpico e paralímpico”, realizado pelo Departamento de Educação Física, e que é conduzido pelo servidor Pedro de Almeida, o “Pedrinho”, como é conhecido no meio esportivo.

Técnico de atletismo há quase quatro décadas na UFPB, Pedrinho, que foi o treinador da seleção brasileira de atletismo nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2021, tem boas expectativas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, especialmente para Petrúcio Ferreira, que constituiu um novo recorde do campeonato mundial – que antes era de 10s42 – na competição encerrada esta semana.

O tempo de 10s35 foi a segunda melhor marca dele, que se mantém como o atleta paralímpico mais rápido do mundo nos 100 e nos 200 metros”, destacou Pedrinho.

O mundial realizado na capital francesa nos últimos dias funcionou para os atletas como um treino, apresentando uma amostra do que se pode esperar para as Paralimpíadas de Paris no próximo ano.

Até lá, Petrúcio e os demais atletas que treinam na UFPB têm pela frente outros “ensaios”: os jogos Parapan-Americanos, que ocorrerão em novembro deste ano, no Chile, e mais uma edição do campeonato mundial, que ocorrerá em maio de 2024, no Japão.

Parabenizando os atletas e o técnico de atletismo pelo êxito em Paris, o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, destacou o apoio da universidade, que há cerca de um ano firmou parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e passou a funcionar como um Centro de Referência Paralímpico na Paraíba.

Temos a certeza de que novos desafios virão e novas conquistas serão alcançadas. A Universidade está à disposição para que, cada dia mais, os nossos atletas paraibanos que treinam nas dependências da UFPB tenham o maior êxito possível”, ressaltou o Reitor.

Além de Petrúcuio e Valdiran, outros 23 atletas treinam no Campus I, em João Pessoa, sob o comando do técnico Pedrinho.

Texto: Milena Dantas
Edição: Vinícius Vieira