Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atletas da UFPB participam da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros
conteúdo

Notícias

Atletas da UFPB participam da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros

publicado: 06/10/2023 10h15, última modificação: 06/10/2023 10h37
Competição será realizada em Joinville (SC), de 08 a 21 de outubro
Lislly Lima da Silva (de azul), atleta da UFPB na modalidade wrestling. Foto: Divulgação

Quatro atletas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) representarão a Instituição durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Finais 2023, que serão disputados de 08 a 21 de outubro, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Os competidores da UFPB vão disputar medalhas no wrestling, xadrez e na modalidade ‘Acadêmico’, na qual serão premiados artigos científicos de qualquer área associados a esportes. 

A estudante Lislly Lima da Silva, do curso de bacharelado em Educação Física, competirá pela UFPB no wrestling e, no xadrez, o aluno Pedro Henrique Ramos Pinto, do curso de Psicopedagogia, representará a Universidade. 

Na categoria acadêmico, os discentes Brenno Eloy da Cunha Maribondo e Victória Isabella Rodrigues Silva, também da Psicopedagogia da UFPB, vão apresentar os trabalhos “Conquistando o Equilíbrio: a Influência da Prática de Modalidades Esportivas no Desempenho Acadêmico e na Motivação para Aprender dos Estudantes-Atletas Universitários” e “O Esporte Eletrônico - da Educação Básica ao Ensino Superior: uma Revisão Sistemática de Literatura”. 

No comando da equipe, o professor Mateus David Finco, do Centro de Educação (CE), acompanhará os atletas, que estarão em busca de medalhas para a UFPB. Para o docente, os JUBs são uma excelente oportunidade de congraçamento entre os atletas e também uma experiência ímpar, na modalidade ‘Acadêmico’, em apresentar a produção de pesquisa da Universidade.

Os atletas da UFPB conquistaram as vagas para a competição nacional durante os JUPs (Jogos Universitários Paraibanos), que ocorreram de maio a junho deste ano. O torneio é etapa estadual e classificatória para os Jogos Universitários Brasileiros. 

Pedro Henrique Ramos Pinto, atleta da UFPB na modalidade xadrez. Foto: Divulgação

Sobre os JUBs

Durante 14 dias de competição, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Finais 2023 vão reunir mais de 5 mil atletas das 27 unidades da federação, disputando 21 modalidades: acadêmico, basquetebol, breaking, cheerleading, esportes eletrônicos (Crash Royale, Free Fire, Futebol Eletrônico, Counter Strike, League of Legends, Valorant), futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, voleibol, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, wrestling e xadrez.

A atual edição dos jogos é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). 

***
Texto: Vinícius Vieira, com informações do Professor Mateus Finco
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação