Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atletas da UFPB participam dos JUBs Seletivas, em Brasília

Atletas da UFPB participam dos JUBs Seletivas, em Brasília

publicado: 14/06/2023 15h39, última modificação: 14/06/2023 15h39
Os estudantes buscam a classificação para uma competição internacional

Foto: Divulgação

Cinco atletas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão representando a Instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Seletivas 2023 em Brasília (DF). A Competição ocorre até o dia 15 de junho e trata-se da seletiva para a competição internacional Universíade 2023, que será realizada em Chengdu, na China, entre os dias 27 de junho e 08 de agosto.

Os atletas da UFPB conseguiram a classificação para os JUBs Seletiva por meio de vitórias nos Jogos Universitários Paraibanos, que aconteceram no mês de maio.

Para o evento esportivo na capital do país são esperados mais de mil atletas representantes dos 26 estados e mais o Distrito Federal, e o time UFPB participa da disputa em 03 modalidades individuais.

No Badminton feminino Ana Beatriz Morais Vieira de Freitas Marinho, do curso de Engenharia Ambiental, disputa a categoria simples. Na Natação Igor Tomaz Moreira, do curso de Medicina disputa na categoria masculina as provas de 50 m e 100 m borboleta, 50m, 100m e 200m livre

Já nas competições de atletismo a UFPB será representada por 03 atletas, July Ellen Silva, do curso de Educação Física Bacharelado disputa a prova feminina de salto em altura; e Luan Tobias Santos da Silva do curso de Antropologia disputa as provas de corrida dos 1.500m rasos, 5.000m rasos, 10.000m rasos e 3.000m com obstáculos.

Enquanto Ighor Pereira da Costa, do curso de Psicologia, disputa a provas de corrida dos 800m rasos, 5.000m rasos, 10.000m rasos e 3.000 m com obstáculos. Caso se consagrem como campeões nas provas, os atletas da UFPB garantem a classificação para a Universíade 2023.

O Dirigente esportivo da UFPB na competição e professor do Departamento de Psicopedagogia, Mateus David Finco, disse apostar em bons resultados, assim como em medalhas na bagagem da delegação da UFPB no retorno à Paraíba.

Durante os JUBs Seletiva 2023, atletas das universidades brasileiras participarão de competições nas modalidades de Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Badminton, Natação, Natação Paradesportiva e Taekwondo.

Sobre a Universíade

Considerada a maior competição do esporte universitário mundial, os Jogos Universíade são organizados para atletas universitários pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e ocorrem desde 1923. É realizado a cada dois anos, reunindo diversas modalidades, com até 12 mil atletas de 17 a 28 anos.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins