Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Avaliação quadrienal da Capes eleva conceito de 40% dos Programas de Pós-graduação da UFPB

publicado: 16/09/2022 13h58, última modificação: 16/09/2022 13h58
UFPB tem 77% dos PPGs fortalecidos com notas iguais ou superiores a 4

Foto: Oriel Farias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última segunda-feira (12), os resultados preliminares da avaliação quadrienal (anos 2017 a 2020), que envolveu todos os Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do país. Na nova avaliação, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ampliou os programas com nota 6, conceito que reconhece a excelência dos cursos da Instituição.

Dos 77 programas de pós-graduação da UFPB, destes 64 acadêmicos e 13 profissionais, 40% aprimoraram o índice e 53% mantiveram os conceitos da última avaliação.

Em comparativo com o quadro anterior de avaliação da Capes, publicado em 2017, a UFPB evoluiu o número de mestrados com nota 5, aumentando de 9 para 20 cursos, enquanto passaram de 2 para 3 os mestrados associados ao doutorado com nota 6. Apenas programas de Pós-Graduação que oferecem também curso de doutorado podem alcançar as notas 6 e 7.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PGBiotecM) foi um dos destaques da avaliação, conquistando o conceito máximo de excelência acadêmica internacional, a nota 7. A Pós-graduação em Modelos de Decisão de Saúde (PPGMDS) conquistou a nota 6, além disso os programas de Linguística (Proling) e de Produtos Naturais Sintéticos e Bioativos (PPGPN) mantiveram a nota 6 que reflete excelência nacional. Apenas programas de Pós-graduação que oferecem também curso de doutorado podem alcançar as notas 6 e 7.

Dentre os cursos de mestrado profissional, o programa de mestrado em Rede Nacional de Ensino em Biologia (ProfBio) conquistou o índice 5, nota máxima para um programa de mestrado que não está associado a um programa de doutorado. Outro destaque foi a Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais que subiu do conceito 3 para 5, em apenas 4 anos.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destacou que o avanço da pós-graduação da Instituição não é o resultado de uma ação pontual, mas de um processo que vem sendo construído ao longo dos anos por todos que formam a UFPB, incluindo professores, técnicos administrativos, estudantes e coordenadores de curso e gestores.

“Também representa o esforço que vem sendo feito pelas agências estadual (Fapesq) e nacionais (Capes, CNPq e Finep) de fomento à pesquisa e pós-graduação, às quais somos gratos. Alcançamos um patamar nunca antes visto em nosso Estado, impondo-se para o futuro dois desafios importantes: (1) manter os conceitos atualmente logrados e, acima de tudo, (2) trabalhar para a continuidade da expansão da pós-graduação e a melhoria dos nossos conceitos”, afirmou o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

O Pró-Reitor de Pós-graduação (PRPG), Valdir Braga, explica que os avanços na Pós-graduação da UFPB, em especial na avaliação dos programas, estão inseridos num amplo conceito adotado pela UFPB nos últimos anos, de valorização da internacionalização.

“Através do programa Capes-Print, distribuição da renda do Proap (Programa de Apoio à Pós-Graduação) de maneira eficiente para os programas, estratégias multiusuárias, isso coloca a UFPB em outro patamar. Por exemplo, aumentamos em 100% os cursos de conceito 6, tivemos um aumento significativo de cursos nota 5, isso vai promover um grande aumento na captação de recursos e o fortalecimento da nossa pós-graduação”, explicou o Prof. Valdir Braga.

O Reitor Valdiney Gouveia parabenizou a comunidade universitária por esses resultados. “Hoje somos 20 cursos com o conceito 5 e quatro com o conceito 6 e isso é motivo de muita celebração; queremos, entretanto, ter ao menos um ou dois cursos com o conceito 7, o que não é fácil, mas é possível. Sabemos que merecemos! Nessa direção, teremos que avançar ainda mais em internacionalização, inclusive oferecer cursos em parceria com universidades estrangeiras renomadas. Parabenizamos a toda a comunidade universitária por essa construção coletiva tão importante!”, disse.

Recentemente a UFPB investiu R$ 2 milhões no programa de auxílio financeiro aos estudantes utilizando recursos próprios da Instituição. A Pró-reitoria de Pós-graduação destaca que outras ações institucionais impactaram na evolução das notas dos programas de pós-graduação, como por exemplo o investimento superior a R$ 1 milhão no apoio a publicação de artigos científicos em revistas de alto impacto, e a contratação de licenças de software anti-plágio no valor superior a R$ 420 mil.

Este aumento dos conceitos dos programas melhoram as expectativas de aumento na oferta de bolsas para os estudantes, mais recursos captados das agências de fomento com projetos aprovados e fortalecimento do PROAP para custeio das despesas dos programas.

A Avaliação Quadrienal da Capes analisa mais de 7.500 cursos do Sistema Nacional de Pós-graduação e leva em conta critérios quantitativos e qualitativos. As notas 3 a 5 valem, respectivamente, “regular”, “bom” e “muito bom”. Além disso, há também os conceitos 6 e 7, que expressam excelência constatada em nível nacional e internacional. Somente os programas que têm doutorado podem aspirar às notas 6 e 7.

As informações completas sobre a avaliação dos cursos de Pós-graduação da UFPB podem ser consultadas no site da PRPG.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins