Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha na UFPB busca doações para produção de sopão solidário
conteúdo

Notícias

Campanha na UFPB busca doações para produção de sopão solidário

Alimento é distribuído na comunidade São Rafael, em João Pessoa, durante pandemia da Covid-19
publicado: 17/08/2020 21h53, última modificação: 17/08/2020 21h53
Interessados em contribuir com o projeto Ecolanches da UFPB podem realizar doações pelo site da ação comunitária. Crédito: Projeto Ecolanches/UFPB

Interessados em contribuir com o projeto Ecolanches da UFPB podem realizar doações pelo site da ação comunitária. Crédito: Projeto Ecolanches/UFPB

Campanha da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) busca arrecadar recursos para produzir refeições do projeto Ecolanches e garantir alimentos a moradores da comunidade São Rafael, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa. 

Interessados em contribuir com a iniciativa podem realizar doações por este link, disponibilizado pelo projeto da UFPB. Quem quiser saber mais e verificar as informações, pode acessar o perfil da ação da UFPB no Instagram. 

A campanha é apoiada pelo professor Vanderson Gonçalves Carneiro e pelas professoras Mariana Nóbrega, Liane Marcia Freitas e Silva, Manuella Castelo Branco e Ingrid Conceição Guerra. 

Também conta com o suporte de estudantes, pesquisadores e profissionais dos Departamentos de Psicologia, Gestão Pública, Engenharia de Produção, Gastronomia, entre outros. 

De acordo com a professora Mariana Nóbrega, do Departamento de Engenharia de Produção, a Ecolanches é um projeto da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB que atua há cinco anos na formação profissional e cidadã de moradoras da comunidade São Rafael. 

“Na lanchonete, localizada no campus I da UFPB, elas produziam e comercializavam alimentos saudáveis, gerando renda com base nos princípios da Economia Solidária e da Segurança Nutricional. A campanha busca contribuir com as ações durante a pandemia”, explica Mariana. 

A professora da UFPB conta que já foram feitos quatro sopões para contribuir com a segurança alimentar dos moradores da comunidade São Rafael e houve um atendimento de aproximadamente 600 pessoas. 

“Esperamos poder manter a produção e distribuição de sopas semanalmente, enquanto durar o isolamento social. As pessoas podem fazer doações em dinheiro e os recursos serão utilizados para comprar os ingredientes do sopão”, ressalta Mariana. 

Segundo a professora da UFPB, a produção das sopas é feita por trabalhadoras da Ecolanches e outras moradoras da comunidade também participam. A distribuição delas é realizada com ajuda de organizações e parceiras da própria comunidade. 

“Nossa atuação é coletiva. A ideia do sopão surgiu como alternativa neste momento em que a lanchonete está fechada. As doações são feitas on-line e as receberemos apenas enquanto durar o isolamento social”, finaliza Mariana. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB