Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAVN da UFPB celebra 99 anos de existência, com programação diversificada
conteúdo

Notícias

CAVN da UFPB celebra 99 anos de existência, com programação diversificada

publicado: 04/09/2023 16h21, última modificação: 04/09/2023 16h21
Instituição de ensino técnico e profissionalizante foi inaugurada em 7 de setembro de 1924

Foto: Oriel Farias

Para comemorar quase um século de existência, o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Campus de Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), prepara uma programação diversificada para celebrar seu 99º aniversário. 

Para o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, as celebrações dessa data são de fundamental importância para reconhecer o papel do CAVN, com quase um século de contribuições para a educação e para o desenvolvimento local, regional e do País. “Nesse sentido, parabenizo a todos os membros da comunidade  – estudantes, professores, técnicos administrativos, técnicos de laboratório, terceirizados e permissionários”, disse o Reitor.    

As atividades da programação ocorrerão nesta quinta-feira (7), a partir das 7h, e serão divididas em dois momentos: atividades culturais, artísticas e esportivas durante o período da manhã, nas instalações do CAVN e do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), e uma confraternização com banda local no horário vespertino, em ambiente externo à UFPB. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas, na confraternização à tarde, apenas as bebidas e o buffet ficam por conta do participante. 

Entre as ações planejadas está a tradicional partida de futebol, às 7h, a ser realizada no campo de futebol do CAVN, para a qual estão convidados alunos, ex-alunos e servidores do Colégio. Às 9h, a banda marcial se apresenta na Praça do CAVN, quando será feito também o hasteamento da bandeira. Em seguida, às 9h30, o memorial do Colégio recebe a visita dos participantes e, logo depois, às 10h, os professores Oseas Almeida e Teresinha Domiciano são os convidados especiais de um bate-papo sobre a história da instituição. 

Ainda pela manhã, às 11h, o professor e ex-aluno do CAVN Vianney Santos, atual docente do curso de Música da UFPB, participa do lançamento, na região do Brejo, do livro “Ranhuras da Gente”, coletânea baseada em memórias do autor. No mesmo horário, acontece, no auditório do CCHSA, o reencontro das antigas turmas do CAVN e a apresentação de proposta de uma associação de ex-alunos do Colégio. 

Já durante a tarde, a banda Raio de Sol VIP anima os convidados na confraternização pelos 99 anos do CAVN, que será realizada no Condomínio Aura Natureza, em Bananeiras, com direito a buffet e bebidas. O encerramento está previsto para às 17h. 

Segundo o professor Edvaldo Beltrão, diretor do CAVN, além das atividades mencionadas, o 99º aniversário do Colégio será marcado também pelo planejamento do centenário da instituição, que será celebrado em 2024 com uma grande festa.

“Para o centenário do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, formalizamos uma comissão que está organizando várias ações, entre elas o início da contagem regressiva para a data, elaboração de convites a instituições parceiras para promoção do centenário, solicitação de apoio parlamentar para sessões no Senado e Câmara para moção de aplausos ao CAVN e o planejamento das atividades culturais, científicas, esportivas e tecnológicas em alusão aos 100 anos”, informou o diretor do CAVN. 

Histórico

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros iniciou suas atividades em 7 de setembro de 1924, com a proposta inicial de ofertar ensino básico e também trabalhos sociais a crianças de 10 a 15 anos de idade. A integração à UFPB ocorreu no ano de 1968, a partir do Decreto nº 62.173, de 25 de janeiro de 1968. 

Em 1934, dez anos após sua inauguração, com a criação do curso profissional de prática de agricultura, as atividades de cunho profissionalizante passaram a ser oferecidas no local. Desde então, a instituição passou a ser reconhecida pela tradição e excelência no ensino técnico, oferecendo cursos nas modalidades integrada ao ensino médio, subsequente (formação profissional pós ensino médio) e pelo Proeja, Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias
Ascom/UFPB