Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAVN/UFPB obtém aprovação de projeto para realização da XXIII Exposição Tecnológica e do V Fórum Internacional de Ensino Básico e Profissional

publicado: 20/06/2022 18h17, última modificação: 20/06/2022 18h17
CAVN será contemplado com o financiamento de R$ 19,8 mil da Fapesq para o custeio do evento, que ocorrerá de 17 a 23 de outubro

Foto: Oriel Farias

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve o projeto de financiamento da Exposição Tecnológica (Expotec 2022) aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba — Fapesq. O CAVN será contemplado com R$ 19,8 mil para o custeio do evento.

A aprovação é referente ao Edital Nº 005/2022, de apoio à organização e realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação. O projeto prevê o financiamento da XXIII Exposição Tecnológica do CAVN (Expotec-CAVN) e do V Fórum Internacional de Ensino Básico e Profissional, que ocorrerão de 17 a 23 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Em sua vigésima edição, a Exposição Tecnológica é um evento consolidado na área de popularização e socialização de conhecimentos técnico-científicos. A Expotec sempre segue a temática da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovações que, neste ano, aborda o bicentenário da independência do Brasil, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do país desde então.

“Trata-se de um evento com abrangência nacional, um espaço onde, anualmente, a escola é aberta para divulgar seus processos, tecnologias e produtos por meio de suas ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, comentou o Diretor do CAVN, Prof. Edvaldo Brandão, que expressou felicidade com a aprovação do projeto pela Fapesq.

O financiamento tem por objetivo possibilitar a contratação de serviços de ornamentação, locação de painéis digitais, diárias para palestrantes e viabilizar, de modo geral, um melhor acolhimento aos visitantes, profissionais, técnicos, produtores, estudantes de escolas da rede municipal e estadual que visitam o CAVN/CCHSA.

Para o Prof. Edvaldo, a exposição também assume um caráter de divulgação junto ao público estudantil de escolas das redes pública e privada da oferta formativa de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. “Ela serve como orientação vocacional ao tempo em que a Instituição reafirma sua função social perante a sociedade paraibana”, refletiu.

Conjuntamente à programação da Expotec, também é promovido o Fórum de Ensino Básico e Profissional. Já em seu quinto ano de execução, o Fórum foi idealizado na perspectiva de criar um espaço para a discussão de temas atuais em educação, buscando aprimorar ações interinstitucionais no campo da educação básica, profissional e tecnológica.

O V Fórum Internacional de Ensino Básico e Profissional terá como referência a promoção da integração curricular por meio do Currículo Integrado. Segundo o Prof. Edvaldo, o Fórum de Ensino é um importante marco para a formação continuada dos profissionais de educação dentro e fora da Paraíba.

“Vemos esse evento como um eixo integrador entre as áreas de conhecimento da formação geral e profissional, como uma possibilidade oportuna de materializar a integração curricular em vários níveis: entre disciplinas, áreas de conhecimentos, cursos, etc”, pontuou.

De acordo com o Diretor, está sendo desenvolvida uma programação para as atividades para o Fórum, envolvendo os eixos de trabalho, ciência, tecnologia e cultura, que são as dimensões da proposta da formação humana integral para a Educação Profissional e Tecnológica.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins