Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCHSA sedia Encontro Unificado dos campi II e III da UFPB
conteúdo

Notícias

CCHSA sedia Encontro Unificado dos campi II e III da UFPB

publicado: 11/11/2022 15h24, última modificação: 11/11/2022 15h40
A programação do encontro segue até hoje, 11 de novembro
Foto: PRG/UFPB
 

Entre os dias 9 e 11 de novembro os campi II e III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão unidos na realização da X Edição do Encontro Unificado, no campus III, em Bananeiras. As atividades unem os trabalhos realizados no âmbito da iniciação científica, pesquisa e extensão do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA).

Durante o Encontro Unificado ocorrem simultaneamente o XXIII Encontro de Extensão (Enex), XXIV Encontro de Iniciação à Docência (Enid) e o XXX Encontro de Iniciação Científica (Enic).

Uma apresentação da Orquestra Maranata deu início ao evento, seguida da solenidade de abertura que reuniu representantes dos dois campi e da reitoria da UFPB. Compuseram a mesa de abertura a Pró-reitora de Graduação Silvana Maciel; o Pró-Reitor de Extensão Substituto Thiago Cavalcanti, o Diretor do CCHSA George Beltrão; o Diretor do CCA Manoel Bandeira; o Vice-Diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) Rodrigo Ronelli; e a Coordenadora geral de programas acadêmicos e de iniciação científica Maria de Fátima de Souza, representando a Pró-reitoria de pesquisa (Propesq).

A abertura do evento contou com a palestra "Ações Inovadoras e Tecnológicas na cadeia apícola/meliponícola para o incremento na produção e comercialização de produtos", proferida pela Profa. Tânia Maria Sarmento da Silva do Comitê Externo do CNPq.

Também estavam presentes na ocasião a Vice-Diretora do CCHSA Fabricia Montenegro, o Vice-Diretor do CCA Ricardi Guerra, membros da Coordenação Acadêmica e de Avaliação Institucional do CCHSA e representantes das assessorias de ensino, pesquisa e extensão do CCHSA; professores, pesquisadores, técnicos-administrativos e estudantes do CCHSA e do CCA, além do Comitê avaliador do CNPq.

No primeiro dia do evento as atividades do Enex tiveram início com a realização da mesa redonda "A extensão universitária e o protagonismo discente na dinâmica das empresas juniores na UFPB", que contou com a contribuição de membros da Executive Consultoria Júnior do CCHSA; da Rural Empresa Júnior do CCA; e do SEBRAE.

No período da tarde ocorreram a apresentação em Tertúlias dos projetos de extensão desenvolvidos nos dois campi. De acordo com o Pró-Reitor de Extensão Substituto, Thiago Cavalcanti, foram divulgados 31 projetos realizados no âmbito dos editais de Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex) e UFPB no seu Município, da Pró-reitoria de Extensão; e projetos dos Cursinhos Pró-Enem e das Assessorias de Extensão dos dois campi participantes.

A conferência "Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil", proferida pelo Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano Costa, encerrou as atividades do primeiro dia do encontro. 

A união entre os campi II e III para o Encontro Unificado já é uma tradição, como conta o Diretor-Geral do CCHSA, George Beltrão. "Esse formato existe já faz um bom tempo. É interessante pela integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão que existe entre o CCHSA e o CCA devido a característica dos centros. É uma experiência Fantástica! Parabenizo a administração superior por manter esta iniciativa que tanto contribui para o desenvolvimento de nossa Universidade e de nossa região", disse.

Para o Diretor-Geral do CCA, Manoel Bandeira, o evento representa uma grande oportunidade para os jovens estudantes que desenvolvem importantes trabalhos e podem aproveitar o momento para uma troca de experiências e conhecimentos entre docentes e discentes de outros centros e campi.

Manoel Bandeira destaca que a relação entre os Campi II e II da UFPB vai além da proximidade geográfica, havendo uma conexão com cursos correlatos dentre as unidades, nas modalidades de ensino médio, graduação e pós-graduação.

“É bastante comum desenvolvermos projetos voltados para as ciências agrárias que se assemelham. Desta forma temos um bom contigente de discentes, técnicos-administrativos, docentes e de infraestrutura instalada contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária paraibana. Um evento como o Encontro Unificado permite, além da troca de saberes, a formação de parcerias entre os dois campi, maximizando assim esforços e recursos e, por fim,  alcançar melhores resultados”, disse Manoel Bandeira.

Segundo dia de Encontro Unificado

Na quinta-feira (10) a programação teve continuidade com a 30ª edição do Encontro de Iniciação Científica, realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), sob a temática “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na UFPB nos últimos 30 anos”.

No período noturno a programação contemplou duas mesas redondas: “30 anos do PIBIC e a importância para os alunos da graduação do CCHSA e do CCA", e "Desafios dos Programas de pós-graduação em Consolidação". A Propesq também homenageou o CCHSA e o CCA pelos esforços na realização do ENIC em 2022, com a entrega de uma placa comemorativa.

O Diretor do CCHSA destaca o diferencial na formação do aluno que vivencia as atividades de pesquisa, extensão e de iniciação à docência na UFPB. "Há um impacto profundo. Os programas tratados no Encontro Unificado são fundamentais para formação de pesquisadores, docentes e extensionistas. Há impacto profundo também para o fortalecimento da pós-graduação, além da melhoria dos índices acadêmicos como a redução de retenção e abandono, e melhoria das taxas de sucesso”, explicou George Beltrão.

O último dia do evento, 11 de novembro, está sendo dedicado a realização do XXIV Encontro de Iniciação à Docência (Enid). Durante o período da manhã ocorreu a mesa redonda "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) na UFPB: percurso histórico de experiência, construções e resistência.

Também ocorrem as apresentações de 149 trabalhos desenvolvidos no âmbito dos editais da Pro-Reitoria de Graduação: Programa de Licenciatura (Prolicen), Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa de Tutoria (Protut) da UFPB, sendo 75 do CCA e 74 do CCHSA. Na sequência houve o momento de Lançamento de Livros, no Auditório do CCHSA.

A Vice-Coordenadora do ENID, Marçonilia Arnaud, comenta o papel dos projetos de Iniciação à docência para a UFPB e para a sociedade. “O objetivo do ENID é compartilhar, socializar conhecimentos produzidos por meio da execução destes projetos com a população, que acontece nas escolas estaduais e municipais do estado da Paraíba, aprimorando conhecimentos, e fortalecendo a formação para  docência dos nossos alunos. Contribuindo para formação profissional e cidadã”, disse.

Para o período da tarde estão previstas as apresentações de trabalhos do Programa de Monitoria, e a apresentação cultural de Roda de Coco, com o Grupo Caiana dos Crioulos. O encerramento do X Encontro Unificado dos campi I e II ocorre às 17h, no auditório do CCHSA.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Proex/Equipe organizadora do X Encontro Unificado
Ascom/UFPB