Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Educação da UFPB realiza II Mostra CE

Centro de Educação da UFPB realiza II Mostra CE

publicado: 09/11/2022 13h25, última modificação: 09/11/2022 13h25
Inscrições podem ser realizadas até amanhã (10)

Foto: Angélica Gouveia

Entre os dias 16 e 18 de novembro o Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a II Mostra CE, evento que tem por objetivo integrar a comunidade acadêmica do centro e apresentar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão realizadas ao longo do ano.

O evento contará com a apresentação oral das iniciativas divididas em 25 grupos de trabalhos (Gts), comunicações orais, além de mesas redondas, minicursos, palestras, oficinas e atividades culturais.

Uma novidade é que a segunda edição da Mostra CE integrará o Colóquio Regional de Ensino, Pesquisa e Extensão na área dos Fundamentos da Educação (CREPEAFE), coordenado pelo Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), o 1º. Ciclo de Debates sobre Pesquisa na Graduação, coordenado pelo Observatório da Pesquisa na Graduação, e o I Seminário Nacional Gênero e Deficiência na Educação Superior, coordenado pelo Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE).

A programação terá início no auditório do CE, com solenidade de abertura e a palestra “A formação de Professores no Brasil: problemáticas atuais”, a ser ministrada pela Profa. Ângela Albino (UFPB), do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e Diretora Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação -PB

Os grupos de trabalho com comunicações orais ocorrem ao longo de todos os dias de programação e abordarão temas como formação de professores, currículo e políticas públicas, fundamentos e história da educação; educação e relações étnico-raciais; gênero, sexualidade e educação; linguagens, letramento e alfabetização; espaços educativos, tecnologias e educação; gestão e financiamento; educação básica, técnica e tecnológica, dentre outros.

A submissão de trabalhos e inscrições pode ser realizada até amanhã (10), pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos. A comissão organizadora da mostra disponibilizou um tutorial para orientar os interessados.

A exposição fotográfica “Operários Modernos: Heranças coloniais” é mais uma das atrações da II Mostra CE e acontecerá na Praça Mariele Franco, local onde também se realizarão apresentações culturais. A programação prevê ainda 13 minicursos, duas oficinas

Dentro da programação ocorrem também as palestras “Pelo direito à pesquisa na graduação: ingresso, permanência e pertencimento”, "Ao encontro do silêncio: da desolação à redenção", e "Os desafios do ensino superior: evasão e permanência”. A programação prevê ainda 13 minicursos, oficinas, painéis, mesas-redondas, e pode ser consultada no site do evento.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia