Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Testagem e Aconselhamento em IST é implantado no Campus II da UFPB

Centro de Testagem e Aconselhamento em IST é implantado no Campus II da UFPB

publicado: 02/10/2023 10h44, última modificação: 02/10/2023 10h44
O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Foto: Ivandro Cândido

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Atendimento Médico Odontológico e Psicossocial (CAMOPS) da instituição, implantou um Centro de Testagem e Aconselhamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em março de 2023, em parceria com a Secretaria de Saúde do estado da Paraíba.

A iniciativa visa atender à demanda da comunidade acadêmica, estudantes, servidores e população externa vinculada ao CCA da UFPB, e proporcionar ações que impactam positivamente no processo de ensino-aprendizagem, além de melhorar a qualidade de vida dos servidores. O responsável pelo serviço é o enfermeiro Lourival Gomes, que atua no Campus II.

O CAMOPS oferece uma variedade de serviços, além dos testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Eles também realizam atendimentos clínicos em diversas especialidades profissionais, promoção da política de assistência estudantil, abordagem das questões de saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, e conduzem ações de combate e prevenção à violência contra as mulheres. O serviço de testagem e aconselhamento é gratuito, resguardando o sigilo e o respeito à diversidade.

O Centro possui uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, dentistas e psicólogos.

Sobre a importância do serviço oferecido, o enfermeiro Lourival Gomes comenta que “esse serviço se configura como uma estratégia fundamental no enfrentamento da epidemia das Infecções Sexualmente Transmissíveis, uma vez que, além da triagem e diagnóstico, também é feito um trabalho de acolhimento e sensibilização do usuário para adoção de práticas seguras, promovendo um trabalho preventivo ajustado às necessidades individuais e esclarecendo dúvidas com apoio psicológico, atenção integral e resolutiva da rede de atenção à saúde”.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os atendimentos para os testes rápidos podem ser realizados por demanda espontânea, caso haja vaga no momento, ou mediante agendamento pelo e-mail recepcao.camops@gmail.com, pelo Instagram do CAMOPS ou, pessoalmente, na recepção do setor.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins