Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Testagem Rápida da UFPB disponibiliza gratuitamente testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites

publicado: 01/03/2024 16h04, última modificação: 01/03/2024 16h04
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Foto: Gustavo Ribeiro

O Centro de Testagem Rápida (CTR) do Centro Profissional e Tecnológico da Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está promovendo um projeto de extensão voltado para a testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A iniciativa oferece testes gratuitos para a detecção dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os atendimentos estão disponíveis no contêiner 08, localizado no CRAS/UFPB, ao lado da Residência Universitária. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, no período da tarde, das 13h às 17h.

O público-alvo é a comunidade acadêmica da UFPB e também o público externo. Os interessados podem agendar seu horário pelo email ctrcptufpb@gmail.com ou preenchendo o formulário online. Além disso, o agendamento pode ser feito igualmente no contêiner 08, de forma presencial. Para realizar o teste, é necessário levar documentos de identificação, como CPF, RG e Cartão do SUS.

“O procedimento é conduzido de forma ética, sigilosa e individual, garantindo ao paciente a entrega dos resultados em poucos minutos. Este projeto é de grande inovação e alcance para a comunidade da UFPB como também para a sociedade em geral", destaca a coordenadora Anna Cláudia Freire, docente da UFPB, uma das idealizadoras e responsáveis pelo CTR, juntamente com as professoras Maria Soraya Pereira, diretora do CPT-ETS, Verbena Araújo, Anne Araújo e Rebeka Belo, além de Ivoneide Lucena, representante da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), órgão parceiro no projeto, por meio do fornecimento do material para a realização dos testes e também de preservativos. Além do corpo docente, o projeto conta também com o apoio de dois bolsistas e cinco voluntários.

O projeto tem capacidade para realizar 400 testes mensais, distribuídos em 100 de HIV, 100 de Sífilis, 100 para Hepatite B e 100 para Hepatite C. Para mais informações sobre horário e atendimento, acesse o perfil do projeto no instagram @CTR.CPT.

Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins