Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cinemas em Rede exibe "Viajo porque preciso, volto porque te amo"

Cinemas em Rede exibe "Viajo porque preciso, volto porque te amo"

publicado: 23/04/2019 08h57, última modificação: 23/04/2019 15h39

O projeto Cinemas em Rede exibe, no mês de abril, o longa-metragem “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, dos diretores Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, com fotografia de Heloisa Passos. O filme foi premiado em 2009 no Festival do Rio como melhor direção e fotografia e no Festival de Cinema de Havana como melhor som.

O longa-metragem será exibido simultaneamente nesta quinta-feira (25), a partir das 19h, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A entrada é gratuita.

A obra ilustra a vida de José Renato, interpretado pelo ator Irandhir Santos, um geólogo que foi enviado para realizar uma pesquisa e atravessar todo o sertão nordestino. A missão do pesquisador é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas similaridades entre os lugares por onde passa. Desde a sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Após a sessão, a diretora de fotografia, Heloisa Passos, participa de um debate aberto para todas as salas de exibição. A sessão é promovida pelo projeto Cinemas em Rede, iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

Para saber mais sobre o Cinemas em Rede, acesse http://www.cinemasemrede.rnp.br/ e curta o perfil Rede de Cinemas Universitários no Facebook.

Agência de Notícias da UFPB – Com Assessoria