Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Clínica de Odontologia da UFPB disponibiliza vagas de atendimento para crianças de 4 a 11 anos

publicado: 22/08/2023 18h31, última modificação: 22/08/2023 18h31
Atendimentos são gratuitos

Foto: Aline Lins

A Clínica de Odontologia Infantil do Departamento de Clínica e Odontologia Social do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está disponibilizando vagas para atendimento gratuito a crianças de 4 a 11 anos, para tratamento odontológico.

As consultas são realizadas presencialmente. Os horários de atendimento são na segunda e quinta-feira, à tarde, e na terça e sexta-feira, pela manhã, no Prédio da Clínica de Odontologia Infantil no CCS, no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Não é necessário agendar a consulta previamente, basta comparecer ao local de atendimento com a documentação da criança.

A Profa. Eliane Medeiros Serpa, uma das coordenadoras da Clínica, alerta que entre os principais problemas bucais em crianças na faixa etária de 4 a 11 anos estão a cárie dentária nos molares e a maloclusão, que é o desalinhamento dos dentes, normalmente causado pelo uso excessivo da chupeta ou da mamadeira.

Ela enfatiza a importância desse programa de atendimento para o acompanhamento  desde a infância, com atividades educativas sobre a higiene bucal, dieta e tudo o que possa interferir nos fatores causadores da cárie e doenças bucais.

“Desse modo a gente consegue que crianças que, mesmo estando em situações de vulnerabilidade, sejam adultos sem cáries. Iniciando precocemente o atendimento antes de ter qualquer problemas bucal, a gente consegue que as crianças cheguem à dentição permanente também livres de cáries”, afirma a professora acerca da importância desse projeto que a UFPB oferece.

A Clínica de Odontologia Infantil da UFPB existe desde a criação do Curso de Odontologia, como parte integrante da formação dos alunos das disciplinas de Odontologia Infantil II e Clínica Integrada Infantil, e conta também com dois coordenadores do curso, seis professores, bem como com o apoio de docentes de pós-graduação de Odontologia.

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins