Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Coletânea da UFPB destaca o trabalho de seis educadores populares da Paraíba
conteúdo

Notícias

Coletânea da UFPB destaca o trabalho de seis educadores populares da Paraíba

Primeiro volume da coleção está disponível para download gratuito
publicado: 24/11/2020 19h05, última modificação: 24/11/2020 23h19
Livro ressalta as contribuições de Alder Calado, Eymard Vasconcelos, José Francisco de Melo Neto, Kátia Ribeiro, Palmira Lopes e Severino Bezerra da Silva. Crédito: Editora do CCTA/UFPB

Livro ressalta as contribuições de Alder Calado, Eymard Vasconcelos, José Francisco de Melo Neto, Kátia Ribeiro, Palmira Lopes e Severino Bezerra da Silva. Crédito: Editora do CCTA/UFPB

O primeiro volume de coletânea do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) destaca o trabalho de seis educadores populares da Paraíba: Alder Calado, Eymard Vasconcelos, José Francisco de Melo Neto, Kátia Ribeiro, Palmira Lopes e Severino Bezerra da Silva.

Idealizada pelo professor aposentado da UFPB e educador popular José Francisco de Melo Neto, a coleção, intitulada "Saberes em educação popular: autoras e autores da Paraíba", tem o objetivo de reconstituir a história da educação popular no estado, a partir do registro, da memória e de contribuições de referências do meio acadêmico e popular.

Segundo o coordenador do grupo de pesquisa da federal paraibana, o professor Pedro Cruz, o trabalho, publicado pela Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, é fruto de uma investigação científica que se iniciou em 2015. “Este primeiro volume traz, em suas páginas, as histórias e os ensinamentos de homens e mulheres que atuam na educação popular”.

De acordo com o docente da UFPB, as trajetórias profissionais desses educadores populares são dedicadas a construir processos formativos, orientados por perspectivas pedagógicas, metodológicas, éticas e políticas profundamente conectadas com o fazer e pensar educacional humanizador e emancipador.

O livro foi elaborado através de entrevistas estruturadas pelo olhar da história oral, metodologia de pesquisa que faz uso de fontes orais, coletadas por meio de entrevistas gravadas.

“Através do incentivo à participação crítica, criativa e proativa na construção de trabalhos sociais em diferentes áreas, os autores reunidos nessa obra nos mostram que é possível, com esforço e dedicação, seguir na busca por outras realidades possíveis, onde justiça social, educação de qualidade e os direitos básicos possam estar garantidos e acessíveis a todos”, afirma Pedro Cruz.

O professor da UFPB ainda pontua que o livro não se trata apenas de um relato do que aconteceu. “Apresentamos caminhos que devem ser constantemente percorridos e compreendidos para dar conta dos novos desafios que se colocam para as classes populares e a sociedade de um modo geral. É isso que podemos esperar ao iniciar a leitura”. 

Todos os textos presentes neste primeiro volume da coletânea passaram por leituras, correções e contribuições individuais e coletivas, realizadas pelos membros do grupo de pesquisa e pelos próprios autores colaboradores. 

“São pessoas que dedicaram décadas de suas vidas profissionais à construção de diversificados processos como práticas sociais, ações comunitárias, processos formativos de ensino e aprendizagem na educação básica e também junto às classes populares e movimentos sociais”, conta Pedro Cruz. 

Também colaboraram para a elaboração do livro pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da federal paraibana. A gravação da live de lançamento da coletânea está acessível no Youtube.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB