Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colóquio na UFPB instrui pesquisadores para manipular sistemas quânticos

Colóquio na UFPB instrui pesquisadores para manipular sistemas quânticos

Complexos atômicos permitem inovação na computação, criptografia e metrologia
publicado: 12/03/2020 18h31, última modificação: 12/03/2020 18h31
Formação ocorrerá no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, o primeiro encontro de um ciclo de colóquios, a fim de apresentar uma forma mais prática e eficiente de se manipular sistemas quânticos.

A formação, intitulada "Reescalonamento Temporal da Dinâmica Quântica como um Atalho para Adiabaticidade" e conduzida pelo professor Bertúlio Bernardo, ocorrerá no Auditório do PPGF, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), campus I, em João Pessoa, e é aberta ao público. Certificados deverão ser solicitados na secretaria do PPGF.

De acordo com Bertúlio, sistemas quânticos têm utilidade, por exemplo, na computação, para um processamento de dados mais rápido; na criptografia quântica, para uma comunicação mais segura; e na metrologia, referente a medidas mais precisas.

“A física quântica é o ramo que estuda o comportamento de diversos fenômenos que ocorrem em escalas moleculares, atômicas e nucleares. Você tem que manipular essas estruturas microscópicas sabendo que vão reagir da maneira que você deseja. Tem que estimulá-las de modo correto e a maneira mais segura é através de processos chamados adiabáticos, que são processos mais lentos”, esclarece.

Conforme o professor, segundo a teoria, por meio de estímulos lentos, a interferência do meio externo diminui. Por outro lado, se for lento demais, dá tempo do ambiente externo interferir. “Então, reescalonamento de tempo é uma maneira de encurtar o tempo desse processo adiabático”.

Para Bertúlio, o colóquio é importante para trazer profissionais gabaritados e ampliar a visão dos estudantes de pós-graduação, que geralmente ficam focados em seus temas específicos. Além disso, tem o objetivo de mostrá-los o valor que têm para a sociedade.

“A ideia é apresentar para os estudantes onde o trabalho dele está se inserindo na sociedade, que proveito pode haver e tirar um pouco o aluno da rotina de trabalho e mostrar que pode contribuir para a humanidade”, analisa.

Os encontros do ciclo de colóquios irão acontecer todas as sextas-feiras, sempre a partir das 16h, e seguem até o mês de junho. Bertúlio de Lima Bernardo é professor adjunto I da UFPB, físico, mestre e doutor em Física pela instituição federal paraibana.

Ascom/UFPB