Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Começam nesta segunda (19) inscrições do SiSU para o segundo semestre de 2023

Começam nesta segunda (19) inscrições do SiSU para o segundo semestre de 2023

publicado: 19/06/2023 11h56, última modificação: 19/06/2023 11h56
Na UFPB, serão ofertadas 744 vagas em 76 cursos de graduação

Estão abertas as inscrições para mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referentes ao segundo semestre de 2023. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior - SiSU a partir desta segunda (19) até a quinta-feira (22). Na UFPB, serão oferecidas 744 vagas em 76 cursos de graduação nos quatro campi, sendo 352 destinadas à ampla concorrência e 392 reservadas para cotas.

No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, os estudantes podem realizar a consulta às ofertas de vagas do processo seletivo por curso, instituição e vagas.

Além das vagas reservadas às cotas, a UFPB dispõe também de bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas.

Os estudantes que decidirem pela bonificação estadual terão direito ao acréscimo de 10% à nota final obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, os candidatos que optarem por esta bonificação não poderão concorrer às vagas reservadas às cotas, pois não é permitido o uso dessas duas ações afirmativas cumulativamente.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio de cadastro no sistema gov.br. No ato da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de vaga nas instituições de ensino superior participantes da seleção e devem informar, também, a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas).

Até o final do período de inscrição, as opções de vagas  poderão ser alteradas, mas a classificação dos inscritos será realizada com base na última alteração confirmada pelo sistema.

De acordo com o MEC, a previsão é que os resultados da segunda chamada do SiSU sejam divulgados no dia 27 de junho. Após a divulgação desses resultados, os candidatos classificados na seleção para a UFPB devem atentar-se para o edital específico da instituição para cadastramento, o qual será divulgado em breve pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), com detalhes sobre os procedimentos posteriores e o respectivo cronograma para confirmação da matrícula.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins