Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comitiva da UFPB vai a Brasília pleitear concessão de recursos de emendas parlamentares
conteúdo

Notícias

Comitiva da UFPB vai a Brasília pleitear concessão de recursos de emendas parlamentares

publicado: 18/10/2023 10h55, última modificação: 18/10/2023 10h55
Agenda da UFPB com congressistas paraibanos busca investimentos para atender a demandas de infraestrutura e equipamentos

Uma comitiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integrada pela Vice-reitora Liana Filgueira e por outros gestores da Instituição realiza, nesta terça-feira (17), visita institucional ao Congresso Nacional, em Brasília, onde cumpre agenda durante esta semana até esta quinta-feira (19), no intuito de dialogar com os parlamentares paraibanos e solicitar apoio à concessão de recursos de emendas parlamentares individuais e de bancada para 2024.

Nesta terça-feira (17), a comitiva de gestores visitou os gabinetes dos deputados federais Wilson Santiago, Ruy Carneiro (PODE - PB), Mersinho Lucena (PP - PB), Romero Rodrigues (PODE - PB), bem como o gabinete do deputado Murilo Galdino (REPUBLICANOS - PB), onde o grupo foi recebido pela assessora de Orçamento Ana Duarte. Nesta quarta (18), o grupo visitará os gabinetes de outros parlamentares, dando continuidade à agenda. 

Integram a comitiva, além da Vice-reitora Liana Filgueira, o Pró-reitor de Planejamento Paulo de Tarso e um grupo de Dirigentes de Centro de Ensino da UFPB – os professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral (Diretor do Centro de Informática), Marçal Rosas Lima Filho (Vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis), Ricardo Romão Guerra (Vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias), Joseilme Fernandes Gouveia (Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação) e Edvaldo Mesquita Beltrão Filho (Diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros). O Reitor Valdiney Gouveia cumpre desde a última segunda-feira agenda institucional em São Paulo, e se une nesta quarta-feira (18) à comitiva, em Brasília.

Segundo a Vice-reitora Liana Filgueira, este é o momento de dialogar com os nossos parlamentares sobre as emendas, individuais e de bancada, em busca de apoio com investimentos para a UFPB.

“Os recursos que serão repassados pelos deputados e senadores da Paraíba irão contribuir imensamente para o funcionamento de nossa Universidade com melhorias na infraestrutura. Nesse contexto, realizamos um levantamento das demandas por centro/setores para apresentar aos parlamentares. A gestão da UFPB convidou individualmente cada Diretor de Centro para participar da comitiva de visita a Brasília. A participação dos diretores tem sido de fundamental importância para a exposição das demandas de seus centros. Até este momento, temos sido muito bem recebidos por cada parlamentar. Acreditamos que as visitas serão bastante produtivas”, comentou a professora Liana Filgueira.

As emendas individuais pleiteadas pela UFPB são destinadas a atender a demandas de infraestrutura e equipamentos, com vistas à expansão da qualidade na Instituição de forma a beneficiar toda a comunidade universitária, que totaliza mais de 40 mil usuários; enquanto que as emendas de bancada estão sendo solicitadas para conclusão da infraestrutura e expansão de Cursos de Pós-Graduação. Para se ter uma ideia da importância do pleito, a pretendida concessão de emenda de bancada beneficiará 43 cursos de pós-graduação da UFPB, a partir das reformas em edifícios e conclusão de blocos prediais de pós-graduação, tais como do Centro de Biotecnologia (03 cursos); do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (14 cursos); do Centro de Ciências Jurídicas (04 cursos); do Centro de Tecnologia (07 cursos); do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (12 cursos); além do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) do Centro de Informática (03 cursos).

Com os quatro campi representados pelos Diretores de Centro da UFPB, os investimentos pleiteados buscam contemplar a Universidade como um todo. 

“Vim representando o Campus II, Centro de Ciências Agrárias, situado em Areia, junto com outros Diretores e a Administração Central da UFPB, em comitiva a Brasília para participar de audiências com nossos Parlamentares a fim de conseguir emendas para viabilizar nossos projetos estruturantes. Para tanto apresentei alguns projetos de nosso Centro para a avaliação e possível fomento por parte dos parlamentares”, explicou o professor Ricardo Romão Guerra, Vice-diretor do CCA, localizado no Agreste paraibano.

O professor Joseilme Fernandes Gouveia, Diretor do Campus IV, que fica no Litoral Norte paraibano (Rio Tinto e Mamanguape), destacou a proativa interação com os gabinetes dos deputados, demonstrando o compromisso em representar as necessidades da UFPB. “A busca contínua por recursos extras é fundamental: cada Real adquirido é uma transformação potencial na vida dos alunos, ampliando oportunidades através de melhorias em equipamentos, infraestrutura e programas acadêmicos. Esta dedicação reflete uma visão de um futuro educacional de mais oportunidades para nossa comunidade universitária”, disse o Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação.

O Diretor do CAVN, no Campus III, professor Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, explicou a importância da presença dos Diretores na comitiva para reforçar, junto aos parlamentares, as respectivas necessidades específicas na dinâmica de visitações aos gabinetes. “No caso do CAVN, encaminhamos uma solicitação, junto com a Superintendência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT/UFPB), que trata de uma emenda parlamentar para concluir o consultório veterinário, que faz parte das ações de planejamento de criação do curso técnico em Veterinária, para dar apoio à formação de jovens e adultos para essa área específica, e também a ações que são realizadas com as prefeituras de Solânea e Bananeiras, para bem-estar animal, vacinações, entre outras. A participação da equipe diretiva da UFPB nessas ações junto aos parlamentares pode trazer excelentes frutos”, asseverou o Diretor do CAVN.  

Professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, Diretor do Centro de Informática, que integra o Campus I da UFPB, comentou sobre a relevância da iniciativa da UFPB. “Estamos visitando a bancada parlamentar da Paraíba, na busca por recursos para suplementar ações estruturantes em nossa Universidade. Em particular, para o CI e CTDR [Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional], necessitamos finalizar as obras de urbanização da Unidade de Mangabeira, inclusive com a construção de um espaço de convivência para os nossos alunos”, revelou o Diretor do CI, professor Lucídio.

Também do Campus I, o Vice-diretor do CEAR, professor Marçal Rosas, destacou que a visita aos parlamentares também tem como objetivo agradecer pelos aportes anteriores, bem como investimentos na infraestrutura da UFPB como um todo, e lembrou que, na perspectiva de conclusão do edifício do CEAR em 2024, haverá necessidade de equipar o prédio para sua adequada operação. “Estamos atuando em conjunto com a comitiva, tanto trazendo o papel das energias renováveis na Paraíba, nesse protagonismo que temos possibilidade de atuar. A nossa vinda vem somar com a comitiva para trazer um perfil e um panorama sobre a possibilidade dos deputados aportarem emendas na área de energias, trazendo um perfil tecnológico e de desenvolvimento para o nosso Estado”, disse o gestor.  

De acordo com documento elaborado pela UFPB destinado aos congressistas paraibanos, o atendimento ao pleito da emenda de bancada, por exemplo, terá grande impacto nas atividades de pós-graduação da instituição, refletindo na quantidade e qualidade das pesquisas científicas e tecnológicas em todo o estado da Paraíba e o Brasil, pela formação de centenas de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, bem como na produção de conhecimento científico e tecnológico, e inovação.

***
Texto: Aline Lins
Foto: Divulgação/UFPB
Ascom/UFPB