Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto da Orquestra da UFPB, nesta sexta-feira (29), promove encontro histórico de maestrina e solista negros
conteúdo

Notícias

Concerto da Orquestra da UFPB, nesta sexta-feira (29), promove encontro histórico de maestrina e solista negros

publicado: 29/07/2022 15h54, última modificação: 29/07/2022 15h54
A maestrina Alba Bomfim e o solista Iberê Carvalho são atrações no evento
Foto: Reprodução/EBC Rádios
Foto¹

O décimo concerto da OSUFPB acontecerá nesta sexta-feira (29), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e a participação do público pode ser por ordem de chegada ou por inscrição online. O concerto terá como solista o violista paraibano Iberê Carvalho e a regente convidada será a maestrina Alba Bomfim.

Além da riqueza do repertório, este concerto tem um conceito especial, pois é a primeira vez que ambos os convidados, o solista e a regente, que são grandes expoentes da luta pela equidade racial e a visibilidade negra dentro da música de concerto, trabalham juntos em um palco de orquestras profissionais na cidade de João Pessoa.

No repertório, uma homenagem especial ao músico argentino Astor Piazzolla, falecido em 04 de julho de 1992. Será tocado o “Le Grand Tango”, uma das obras mais importantes do emblemático compositor. Trata-se de uma obra de caráter rapsódico, com três momentos contrastantes, mas sem interrupção entre eles, originalmente composta para violoncelo e piano, mas que neste concerto soará pelas cordas da OSFPB tendo Iberê Caralho como solista.

“Uma obra rica em rítmica, intensa, melancólica e nostálgica”, assegura Iberê, que não esconde o prazer de viver este momento de grande riqueza artística e ao lado de Alba Bomfim, sua irmã de cor e de ativismo dentro do universo artístico sinfônico. Sobre esse encontro, Iberê comemora ainda o fato de "num cenário como o da música de concerto, majoritariamente branca e tardia nas discussões étnico-raciais, esse encontro entre solista e maestrina vem nos lembrar a importância desta representatividade.

Além de Piazzolla, o repertório conta ainda com obras do compositor italiano Ottorino Respighi (1879 - 1936), do brasileiro Ernani Aguiar (1950) e da compositora norteamericana Florence B. Price (1887 - 1953), a primeira mulher negra reconhecida como compositora sinfônica e a primeira a ter uma composição tocada por uma orquestra sinfônica.

O comparecimento ao concerto da OSUFPB pode ser realizado mediante inscrição online, pelo link https://forms.gle/kdcvEGCtAvURFokp9, o que garante a vaga na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. Entretanto, das 300 cadeiras disponíveis na Sala, 150 serão destinadas aos inscritos, ficando as outras 150 vagas destinadas para o público por ordem de chegada. Ou seja, ainda que se esgotem as inscrições, aquele que tiver interesse de assistir ao concerto poderá fazê-lo chegando com antecedência para garantir sua vaga.

Os inscritos terão sua vaga garantida até 15 minutos antes do início do concerto. Passado esse tempo, a sua cadeira poderá ser ocupada por outra pessoa.

Mais informações, leia a matéria completa na página do Lamusi

Foto²
* * * 
Reportagem: Ascom/UFPB com informações do Lamusi
Edição: Aline Lins
Foto¹: Reprodução/EBC Rádios
Foto²: Arquivo Pessoal