Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conselho presidido por docente da UFPB é agraciado pelo MEC com Medalha Nilo Peçanha

publicado: 17/10/2023 18h35, última modificação: 17/10/2023 18h35
Entrega da homenagem visa prestigiar aqueles que tenham se destacado na defesa e na promoção da educação profissional e tecnológica

O Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), presidido pela professora Soraya Pereira, Diretora do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu, nesta terça (17), a medalha Nilo Peçanha, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).

A premiação que leva o nome do patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil (Lei nº 12.417/2011) foi retomada pelo MEC com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas e entidades governamentais ou não governamentais que tenham atuado na defesa e na promoção da educação profissional e tecnológica.

A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na manhã de hoje (17) durante a solenidade de abertura da 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Em nome do Condetuf, a professora Soraya Pereira recebeu diploma e medalha durante a cerimônia. No total 16 honrarias foram entregues no evento.

A professora Soraya, que atua na educação profissional há 15 anos, é a primeira mulher a assumir a presidência do Condetuf, destacando-se, assim, no cenário paraibano e nacional. “A rede profissional e tecnológica foi constituída de 2008 a 2023 e nesse período obtivemos grandes conquistas. Nesses 15 anos, em que atuo enquanto carreira EBTT, eu fui reconhecida, a convite do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, pelo trabalho realizado em nível de UFPB e em nível nacional, presidindo o Condetuf”, disse a docente.

Prêmio

O ex-presidente Nilo Peçanha é considerado o patrono da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (Lei nº 12.417/2011). Em 1909 ele criou as escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifs).

A medalha Nilo Peçanha teve uma única edição, em 2010, quando o Comitê instituído, à época, selecionou 100 homenageados que receberam a premiação.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins