Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CRAS da UFPB realiza agendamento de exames Papanicolau a partir desta sexta (1º)
conteúdo

Notícias

CRAS da UFPB realiza agendamento de exames Papanicolau a partir desta sexta (1º)

publicado: 29/02/2024 18h23, última modificação: 29/02/2024 18h23
Ação está entre as que a UFPB realizará ao longo do mês, em alusão ao 8 de março e à campanha Março Lilás

Foto: Angélica Gouveia

A partir desta sexta-feira (1º), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inicia os agendamentos para que as mulheres da comunidade universitária realizem o Papanicolau, teste preventivo que pode ajudar na detecção do câncer de colo do útero. A ação é organizada pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), em parceria com a Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS) e o Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), todos da UFPB.  

As interessadas devem comparecer presencialmente à recepção do CRAS Clínico, localizado no Campus I (João Pessoa), próximo à Residência Universitária, e que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, para realizar o agendamento. Na ocasião, elas devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. No dia de agendamento, recomenda-se às usuárias que levem também algum documento que comprove o vínculo com a UFPB, como declaração de matrícula, no caso das discentes, e um contracheque, para as servidoras. 

O público-alvo são as mulheres da comunidade universitária – estudantes, docentes, servidoras técnico-administrativas e terceirizadas. Mulheres que não menstruam, devido a tratamentos de saúde ou causas naturais, poderão se submeter igualmente ao teste, que será realizado também no CRAS Clínico durante todas as quartas-feiras (6, 13, 20 e 27) de março. Serão 10 exames em cada quarta-feira, sendo cinco no período da manhã e outros cinco à tarde. 

Para fazer o exame, de acordo com o CRAS, a mulher deve realizar o Papanicolau entre o 10º e 20º dia após a menstruação. Todas as orientações deverão ser repassadas às interessadas no momento do agendamento, que será presencial, no CRAS Clínico. 

Iniciativa é parte das ações em prol do 8 de março e do Março Lilás

A iniciativa, que demonstra a atenção especial da UFPB à saúde da mulher, faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado todos os anos no dia 8 de março, e também ao Março Lilás, campanha pela prevenção e combate ao câncer de colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número estimado de novos casos desse tipo de câncer no período de 2023 a 2025 é de mais de 17 mil, o que corresponde a 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. 

O projeto conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB