Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR da UFPB realiza IV Festival Gastronômico

CTDR da UFPB realiza IV Festival Gastronômico

publicado: 14/06/2023 18h03, última modificação: 14/06/2023 18h03
O evento contará com capacitações e concurso gastronômico

Foto: Oriel Farias

O Festival Gastronômico da UFPB está de volta, e com o tema “A cozinha paraibana e seu papel na construção acadêmica”. O evento vai ocorrer nos dias 27 e 28 de julho, das 8h às 14h, no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

A programação inclui concurso gastronômico, oficinas, minicursos, palestras e o espaço Di Cumê, área de vivência para pequenos empreendedores comercializarem seus produtos com o consumidor final. O IV Festival Gastronômico da UFPB é uma organização do Centro Acadêmico de Gastronomia Ariano Suassuna, apoiado pelo Departamento de Gastronomia (DGA) e do Centro de Tecnologia e do CTDR.

O II Concurso Gastronômico do Festival tem como objetivo promover a Gastronomia Paraibana além de incentivar e valorizar os estudantes por meio da elaboração de receitas e pratos, levando em consideração o aprimoramento das novas tendências gastronômicas e de valorização dos produtos e produtores locais.

Toda a comunidade pode se inscrever para as capacitações, que contarão com temas como coquetelaria regional, comida de fusão oriental x regional, construção de projeto de pesquisa, dentre outros. As inscrições para as atividades podem ser realizadas gratuitamente no site do evento.

Já para o II Concurso Gastronômico da UFPB podem ser inscrever pessoas físicas, maiores de 18 anos, estudantes de nível médio-técnico, graduação em tecnologia ou bacharelado em Gastronomia, do curso de Cozinheiro, ou quaisquer outros da área de Alimentos e Bebidas, ou afim a estes. A participação deve ser feita em duplas, e as inscrições vão até o dia 1º de junho pelo e-mail festivalgastronomicoufpb@hotmail.com.

Para valorizar o rubacão como prato típico paraibano, no concurso, os participantes deverão usar nas categorias entrada, prato principal e sobremesa ao menos dois dos ingredientes tradicionais do rubacão: Arroz Vermelho, Feijão Verde, Carne Seca, Queijo Coalho, Nata e Manteiga de Garrafa.

Mais informações no site do evento ou no edital do concurso gastronômico.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins