Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR da UFPB seleciona professores para especialização em desenvolvimento social e econômico regional

publicado: 02/02/2024 18h06, última modificação: 02/02/2024 18h06

Foto: Oriel Farias

O Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (DTPS), seleciona professores para curso de Especialização em desenvolvimento social e  econômico regional, vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior, por meio da Educação a Distância (EaD).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 8 de fevereiro a 1º de março, pelo e-mail caed@ctdr.ufpb.br. Para efetivá-la, o candidato deverá encaminhar os documentos solicitados em formato PDF, com a devida comprovação.

Os selecionados ministrarão as seguintes disciplinas, de diferentes áreas do conhecimento: Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável; Água e qualidade de vida; Arranjos produtivos locais; Associativismo, cooperativismo e economia solidária; Boas práticas de fabricação na agroindústria; Empreendedorismo; Energias alternativas e tecnologias sustentáveis; Metodologia do trabalho científico; Política nacional de desenvolvimento regional; Políticas de segurança alimentar e nutricional;  Seminário de educação humanos ambiental e direitos humanos; e Turismo e desenvolvimento regional.

Poderá concorrer às vagas de bolsista somente o candidato que atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos: ser docente concursado do quadro da UFPB (lista prioritária A), sendo excepcionalmente admitida a participação de professores externos, nos casos de não preenchimento das vagas (lista B); e atender à formação exigida para cada disciplina, conforme discriminado no “quadro I – vagas ofertadas para professor formador”.

Além disso, comprovar experiência de três anos no Magistério Superior (Professor formador I) ou formação mínima em nível de mestrado e experiência de um ano no Magistério Superior (Professor formador II); ter disponibilidade para desenvolver as atividades de docência em EaD e presencial, para formação, treinamentos e reuniões presenciais e atender a diversas normativas elencadas no edital.

O processo seletivo compreenderá uma etapa, que é a análise de currículo. A classificação obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos. Em caso de empate, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios para desempate: candidato com a maior idade, considerando ano, mês e dia; candidato com maior tempo de experiência comprovado em educação.

Segundo o cronograma da seleção, o resultado final das inscrições homologadas, após recursos, será em 15 de março. Já a divulgação do resultado final, também após recursos, ocorrerá em 29 de março, por meio do site do CTDR da UFPB.

Caberá recurso à comissão de seleção do processo seletivo da lista das inscrições homologadas e da lista de classificados preliminar em até dez dias, a contar da publicação dos respectivos resultados.

O pagamento das bolsas, no âmbito do Programa UAB, em valores atualizados, conforme normativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dar-se-á pela transferência direta dos recursos aos bolsistas, por meio de depósito em conta bancária. O período das atividades será definido conforme calendário acadêmico a ser divulgado pela PRG/UFPB.

A aprovação no processo seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à convocação e cadastramento, ficando a concretização desses atos condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do interesse e/ou conveniência da administração da UFPB, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do processo seletivo.

O processo seletivo terá validade por dois anos, a partir da data da publicação de seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a interesse da instituição. A vinculação do bolsista, selecionado neste edital, ao Programa UAB, será de até quatro anos. Outras informações estão disponíveis no edital. Informações acerca do processo seletivo podem ser solicitadas pelo e-mail caed@ctdr.ufpb.br.

Texto: Pedro Paz - CTDR/UFPB
Foto: Oriel Farias