Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Gestão Pública da UFPB é destaque em premiação de vídeos no Concurso 1 Minuto Contra a Corrupção
conteúdo

Notícias

Curso de Gestão Pública da UFPB é destaque em premiação de vídeos no Concurso 1 Minuto Contra a Corrupção

publicado: 13/12/2022 18h19, última modificação: 14/12/2022 17h23
Os curtas "Portas fechadas para a corrupção" e "A bola do jogo”, premiados no concurso da CGU, foram trabalhos produzidos para disciplina do CCSA

Foto: Valney Valdevino

O 6º Concurso de Vídeo 1 Minuto Contra a Corrupção, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), premiou três produções curtas-metragens nesta edição: “Corrupção no cotidiano”, de Jean Philipe Aood Gonçalves da Silva, do estado do Pará; “Portas fechadas para a corrupção”, de Moisés Rodrigues Cavalcanti, do estado de Pernambuco; e “A bola do jogo”, de Samuel Carvalho do Nascimento, residente na Paraíba.

Essas duas últimas produções, os curtas "Portas fechadas para a corrupção" e "A bola do jogo", deram destaque para o curso de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB, pois foram trabalhos produzidos para a disciplina "Controle e Auditoria Pública", ministrada pela Profa. Maria Daniella de Oliveira Pereira da Silva.

“Os vídeos foram frutos de discussões sobre mecanismos de controle para combate à corrupção, que ocorreram na disciplina controle e auditoria pública oferecida pelo DGP/CCSA/UFPB, com a proposta de despertar uma reflexão e uma visão crítica no que tange às questões relacionadas à corrupção na gestão pública”, explica a Profa. Maria Daniella.

A premiação aconteceu no último dia 5 de dezembro, em sessão especial da CGU no Fest Aruanda, com a participação da Coordenação de Extensão e Cultura (Coex/Proex).

Nesta sexta edição concorreram 43 produções de 9 estados da federação. Além dos três premiados, foram concedidas duas menções honrosas: “Quanto vale a sua consciência?”, de Danilo Franklin Vieira Bandeira, da Paraíba; e “Corrupção e efeito dominó”, de João Gabriel dos Santos Braga, do estado do Pará.

O Superintendente da CGU Regional Paraíba, Severino Queiroz, esteve presente na sessão e enalteceu as parcerias que viabilizaram o concurso, além de destacar a importância do evento para o controle social.

Além dos curtas selecionados, foi exibido durante o evento o filme "Bom dia, Maria de Nazaré" (2003), do diretor paraibano Bertrand Lira. O curta conta a história de uma experiência de rádio difusora comunitária em João Pessoa. O filme registra o envolvimento da comunidade na busca por dignidade, integração, melhorias sociais e organização coletiva por meio da experiência de comunicação comunitária.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Valney Valdevino
Ascom/UFPB