Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cursos de nutrição e de matemática da UFPB recebem 5 estrelas no guia da faculdade

Outras 26 graduações da federal paraibana obtiveram 4 estrelas
publicado: 26/10/2020 16h52, última modificação: 26/10/2020 16h52
A avaliação leva em conta o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores presenciais e na modalidade a distância em todo o país. Crédito: Guia da Faculdade 2020

Os cursos de graduação em Nutrição e Matemática (Licenciatura – Campus João Pessoa) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam 5 estrelas na classificação do Guia da Faculdade, pesquisa realizada pelo grupo Estadão, em parceria com a startup Quero Educação.

Outros 26 cursos da federal paraibana obtiveram 4 estrelas. A avaliação leva em conta o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores presenciais e na modalidade a distância em todo o país.

“Chegamos a 5 estrelas pelo trabalho conjunto de todos os docentes e discentes. Nosso projeto pedagógico está em fase de mudanças, pois precisamos estar atentos ao mercado e formar profissionais mais qualificados”, conta a coordenadora do curso de Nutrição da UFPB, Sônia Ramalho.

Segundo a gestora, professores e estudantes do curso participam ativamente dos programas de iniciação científica, extensão e monitoria, além de intercâmbio com países europeus.

Sônia Ramalho destaca que "o corpo docente é qualificado e, dentro das adversidades, como os cortes de verbas para as pesquisas, se desdobra para garantir a produção de ciência”.

O curso de Nutrição da UFPB obteve conceito 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2019, divulgada na semana passada.

Na avaliação do Guia da Faculdade, as notas foram dadas por coordenadores e docentes do ensino superior brasileiro, de acordo com as respectivas áreas de formação.

Eles se cadastraram para atuar de forma voluntária como avaliadores do guia, que apresenta os cursos segundo os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente); 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom); não estrelado; e sem nota (caso o curso não tenha o número mínimo de notas dos avaliadores designados).

Nem todas as graduações da UFPB estão classificadas no guia, pois a avaliação dependia, por exemplo, da participação dos coordenadores de cada curso, que precisavam responder a um questionário enviado pelos realizadores da pesquisa.

Outro detalhe é que, se o mesmo curso é oferecido pela instituição em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Confira, abaixo, os cursos da UFPB com melhores avaliações no guia:

• 5 ESTRELAS

Tradução

Campus Rio Tinto/Mamanguape

Ciência da Computação

Educação a Distância (EAD)

Administração Pública

Letras (Língua Portuguesa e Libras)

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB