Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Delegação da UFPB conquista três medalhas na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros
conteúdo

Notícias

Delegação da UFPB conquista três medalhas na etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros

publicado: 27/10/2023 10h35, última modificação: 27/10/2023 14h18
Jogos foram realizados na cidade de Joinville, em Santa Catarina

A delegação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conquistou três medalhas – uma de ouro e duas de prata – durante a etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros Brasileiros (JUBs), maior evento esportivo universitário da América Latina, cuja etapa final foi realizada de 08 a 21 de outubro na cidade de Joinville, em Santa Catarina. 

A atleta Lislly Lima da Silva, discente do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPB, venceu a desportista Dayanne Gabryelle da Silva Santos, da Universidade Tiradentes (Unit) de Sergipe, e conquistou a medalha de ouro no Wrestling até 57kg. A estudante paraibana garantiu mais uma medalha para sua coleção, uma vez que, na edição de 2021 dos JUBs, ela já havia conquistado a prata para a UFPB.  

Já na modalidade acadêmico, que premiou artigos científicos de qualquer área do conhecimento associados ao tema esportes, o atleta Brenno Eloy da Cunha Maribondo, aluno do curso de Psicopedagogia, sagrou-se vice-campeão na disputa individual, com nota média de 9,42. 

Na ocasião, o estudante apresentou o trabalho “Conquistando o Equilíbrio: a influência da prática de modalidades esportivas no desempenho acadêmico e na motivação para aprender dos estudantes-atletas universitários”, contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPB. O atleta se classificou na quinta colocação para a etapa final (com a nota de 9,10), e conquistou a medalha de prata em virtude da apresentação realizada pelo aluno nessa etapa, na qual obteve nota 9,73. O resultado elevou sua nota média, o que foi decisivo para a obtenção do segundo lugar no pódio.

Somada à conquista individual, Breno conquistou outra medalha de prata na modalidade acadêmico por equipes. Ele integrou o time da UFPB com a também estudante de psicopedagogia Victoria Isabella Rodrigues Silva. Na competição por equipes, as duas médias dos atletas são somadas, gerando a nota final, que foi de 18,16 para os atletas paraibanos. O time da UFPB ficou atrás apenas da equipe da Universidade Católica de Brasília (UCB), cujo resultado foi de 18,83. A delegação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ficou com o bronze.


Para o professor Mateus David Finco, docente do Centro de Educação (CE) que ficou no comando da delegação da UFPB no JUBs, o resultado da Universidade nos Jogos foi histórico e bastante expressivo, especialmente na modalidade acadêmico por equipes, uma vez que a prata foi a primeira conquista dessa modalidade também para todo o estado da Paraíba.

“O resultado reflete o empenho que nossos estudantes dedicam à pesquisa, com apresentações brilhantes e criativas. Desde a inclusão da modalidade Acadêmico nos Jogos, em 2016, a Paraíba e a UFPB jamais haviam participado da disputa por equipes, e na primeira disputa já foi possível voltar com o troféu para casa”, observou o docente. 

***
Texto: Vinícius Vieira, com informações do Professor Mateus David Finco

Edição: Aline Lins
Fotos: Mateus Finco
Ascom/UFPB