Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Divulgada a lista dos projetos da UFPB aprovados no PROBEX 2023-2024

Divulgada a lista dos projetos da UFPB aprovados no PROBEX 2023-2024

publicado: 25/07/2023 18h29, última modificação: 25/07/2023 18h29
646 propostas foram contempladas com bolsa

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (PROEX/UFPB) divulgou, nesta segunda-feira (24), o resultado definitivo do edital do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2023-2024. Das 789 propostas submetidas nesta edição, 646 foram contempladas com bolsas (uma para cada projeto). Outros 121 projetos foram aprovados sem a concessão de bolsa.

Conforme cronograma divulgado pela PROEX, os coordenadores – docentes e técnicos-administrativos – dos projetos aprovados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) nesta terça-feira (25), selecionar a ação proposta e colocá-la “Em execução”.

Os alunos interessados em participar dos projetos devem registrar a intenção no SIGAA, entre esta terça-feira (25) e sexta-feira (28). Os estudantes deverão ser selecionados no período de 31 de julho a 7 de agosto. Após a seleção, os coordenadores devem cadastrar o plano de trabalho dos bolsistas no SIGAA, no período de 7 a 10 de agosto.

A Pró-reitora de Extensão da UFPB, professora Berla Moraes, destacou a qualidade dos projetos apresentados. “Nesta edição, tivemos um grande impacto na submissão de propostas, com alta qualidade de pontuação, visto que a média dos 646 projetos aprovados com bolsa foi de 9,1 pontos”.

Ainda segundo a Pró-reitora Berla Moraes, com o recente reajuste das bolsas pagas com recursos próprios da UFPB (incluídas as de extensão), que passaram de R$ 400 para R$ 700, a UFPB está investindo, por meio deste e de outros editais publicados – a exemplo do UFPB no seu Município – pelo menos R$ 7 milhões na formação dos alunos por meio da extensão universitária. O investimento na concessão de cada bolsa, pelo período de um ano, é de R$ 8,4 mil.

“Esperamos alcançar pela extensão universitária, tanto a formação discente como a qualificação do corpo docente e dos técnicos administrativos, e principalmente, dialogar com os demais setores da sociedade, promovendo responsabilidade e desenvolvimento social”, concluiu Berla Moraes.

Para a Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, o investimento na extensão da UFPB contribui para o desenvolvimento da Paraíba. “O investimento em extensão visa a transposição dos muros de nossa Universidade, levando para a sociedade benefícios em diversas áreas por meio da contribuição dos docentes, discentes e técnicos da UFPB”.

O edital PROEX nº 12/2023 foi publicado em maio deste ano, com a oferta de 646 bolsas para o Programa de Bolsas de Extensão 2023-2024. Os projetos deverão ser realizados na modalidade presencial e terão vigência de 12 meses – de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024 – e carga horária total de 960 horas, o que equivale a uma carga horária semanal de até 20 horas.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/PROEX), pelo e-mail secretariacopac@proex.ufpb.br ou pelos telefones 3216 7331 / 7071.

Texto: Milena Dantas
Edição: Vinícius Vieira