Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docente da UFPB é a nova presidente do Conselho Federal de Enfermagem

Docente da UFPB é a nova presidente do Conselho Federal de Enfermagem

publicado: 01/02/2021 19h39, última modificação: 01/02/2021 19h42
Betânia Santos é professora da Escola Técnica de Saúde (ETS)

A nova presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), empossada nesta semana, em Brasília, é a Profa. Betânia Santos, da Escola Técnica de Saúde (ETS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela substitui Nádia Ramalho, que, estava à frente do cargo desde a posse do presidente anterior, Manoel Neri, no Conselho Regional de Rondônia (Coren-RO).

Entre os desafios à frente do Cofen Betânia destacou a busca por mais valorização e fortalecimento da profissão, com apoio a projetos que primam pela melhoria das práticas da profissão, a exemplo da carga horária semanal de 30h e do piso salarial para os profissionais de Enfermagem, reivindicações que tramitam no Congresso Nacional. Essa valorização passa ainda pela intenção de realização de parcerias entre a UFPB e o Conselho Federal. “São projetos que elevarão o nome dessas instituições e que beneficiarão alunos e egressos da nossa Universidade”, informou a nova presidente.

Além de ser professora da Escola Técnica de Saúde (ETS) da UFPB, na qual é coordenadora do curso técnico de Enfermagem, Betânia também integra o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB)A docente já integrou a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB) por dois mandatos (2012-2014 e 2015-2017).

Reportagem: Ascom/UFPB com informações da Ascom/Cofen