Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docente da UFPB participa da Maratona de Boston

Docente da UFPB participa da Maratona de Boston

publicado: 15/02/2024 17h52, última modificação: 15/02/2024 17h53
Durante a preparação, o professor chega a correr 110Km semanalmente

Foto: Divulgação

Em 2024, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo, a Maratona de Boston, contará com um representante do Estado da Paraíba, o professor Valdir Braga, Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o qual teve sua inscrição confirmada.

Para se inscrever na Maratona de Boston, o corredor precisa atingir um índice mínimo de qualificação por tempo, a depender da faixa etária. A rigidez na admissão de participantes é explicada pela elevada procura de inscrições e a impossibilidade de acomodar todos os interessados. O professor Valdir Braga explica como conseguiu confirmar a inscrição para o evento esportivo.

“A Maratona de Boston é a única Maratona para a qual é necessário um índice técnico para se classificar. Eu consegui o índice para ser aceito em Boston na Maratona de Londres, que corri no ano passado no tempo de 2h58min46s. Estou orgulhoso em representar a Paraíba na Maratona de Boston”, disse ele.

A 128ª Maratona de Boston, que ocorrerá no dia 15 de abril, vai reunir 30 mil pessoas, dentre convidados e atletas, num percurso de 42,195km.

“Será a primeira da sequência de seis provas para completar pela segunda vez o circuito das seis maratonas mais importantes do mundo: Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova York e Tóquio. Hoje, apenas 112 atletas no mundo todo conseguiram terminar esse circuito mais de uma vez”, explicou o docente.

E o professor atleta deixa como dica para os estudantes e servidores da UFPB interessados em iniciar atividades como a corrida: manter consistência nos treinamentos, pois disciplina e paciência são essenciais. “Também é importante lembrar que toda atividade esportiva deve ser acompanhada por um profissional da Educação Física, no caso da maratona, com experiência em corrida de rua”, pontuou.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins