Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docentes da UFPB se destacam em competição de natação em mar aberto
conteúdo

Notícias

Docentes da UFPB se destacam em competição de natação em mar aberto

publicado: 13/12/2022 18h35, última modificação: 13/12/2022 18h36
Servidores foram premiados durante a 12ª etapa da 9a Copa Brasil de Águas Abertas

Foto: Divulgação

Ao longo de 2022 os docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Elaine Espíndola, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), e Marcílio Onofre, do Departamento de Música (Demus), participaram de diversas competições de natação em piscina e águas abertas, e foram premiados em vários eventos esportivos. 

Os servidores da UFPB participaram, no último final de semana, da 12ª etapa da 9a Copa Brasil de Águas Abertas, realizada nos dias 03 e 04 de dezembro, no mar da praia de Inema, em Salvador-BA. O evento é um circuito nacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA.

O professor Marcílio Onofre foi campeão individual na categoria “Sênior D”, para atletas de 40 a 44 anos. “Para mim foi muito especial nadar a Copa Brasil e confesso que fiquei surpreso com os resultados. Tive a oportunidade de subir ao pódio algumas vezes e de vencer cada uma das três metragens do circuito, 1,5km, 2,5km e 5km. Pela minha experiência, a prática do esporte tem trazido muitos benefícios e tem sido fundamental para a manutenção não apenas de um corpo saudável e funcional, mas também tem ajudado a manter a mente oxigenada”, destacou o docente.

A professora Elaine Espíndola participou na categoria sênior E, na prova de 1,5km realizada no dia 03 de dezembro, e na de 2,5km ocorrida em 04 de dezembro. “Cada mar que você nada é uma aventura diferente. Em Inema, na última etapa, a gente nadou no meio dos corais junto com os peixes. Cada prova é diferente, cada mar é uma aventura diferente”, disse a professora.

Elaine destaca o quanto a prática esportiva é benéfica também para suas atividades como servidora da UFPB, sendo saudável não só para o corpo, mas também para a mente.

Nas piscinas

Na última etapa do Campeonato Paraibano Master de Natação, realizada no clube Acqua R1/ECCB, em João Pessoa, nos dias 10 e 11 de dezembro, a psicóloga do Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB (CRAS/UFPB), Tercia Pereira de Lima Araújo, foi premiada com medalha de ouro durante a competição. 

Nessa etapa, a professora Elaine Espíndola  recebeu medalhas de ouro nas provas de 100 metros Borboleta, 200 metros Medley e Revezamento 4x50 metros livre feminino, e o professor Marcílio Onofre venceu as duas provas individuais disputadas, de 100 metros borboleta e 100 metros peito, ganhando também a medalha de ouro na prova de  revezamento 4x50 medley misto.  

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB