Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Doutorado Interinstitucional da UFPB forma primeiro aluno na UFPI

Doutorado Interinstitucional da UFPB forma primeiro aluno na UFPI

publicado: 02/03/2021 17h13, última modificação: 03/03/2021 13h11
Parceria foi firmada para capacitar professores e técnicos administrativos

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formou o primeiro aluno por meio do Doutorado Interinstitucional (Dinter) realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A defesa da tese do doutorando Maurício Mendes Boavista ocorreu, por via remota, no último dia 24 de fevereiro.

Segundo o coordenador do Dinter PPGA/UFPB-UFPI, Prof. Carlos Cavalcante, a turma, formada no final de 2017, foi criada especificamente para atender a demanda de professores e técnicos da federal do Piauí que estão sendo capacitados por professores da UFPB. O novo doutor Maurício Mendes, por exemplo, é docente do curso de Administração no campus Teresina. A expectativa é que até o final deste ano ocorram as demais defesas de tese da turma, composta por 13 alunos.

Ele explica que docentes de universidades localizadas em áreas menos desenvolvidas no Brasil têm dificuldade de fazer doutorado, tanto pela distância para instituições de ensino que ofereçam o curso, como pelo tempo de afastamento (de três a quatro anos), pois capacitar vários professores de forma simultânea abre uma lacuna na quantidade de docentes para sala de aula.

Assim, para o coordenador do Dinter, a formação de professores em bloco é um ganho para a UFPI, mas também para a própria UFPB, pois um dos indicadores da boa avaliação do programa de pós em Administração – conceito 4 na Capes – é exatamente o impacto social que ele tem.  “A gente leva nosso conhecimento a essas regiões com o objetivo de fomentar desenvolvimento local, na região de Teresina e no estado como um todo. E enquanto doutores, esses professores podem captar recursos por meio de editais de pesquisa”, ressaltou o Prof. Cavalcante.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins