Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > E-books ofertados pela UFPB mantêm ensino e pesquisa em alta na quarentena

E-books ofertados pela UFPB mantêm ensino e pesquisa em alta na quarentena

Contratos com editoras do mundo inteiro permitem consulta digital a milhares de livros
publicado: 02/04/2020 19h11, última modificação: 02/04/2020 20h45
Consórcio formado pelas editoras de livros técnicos e científicos Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva atende à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza, por meio da base de livros eletrônicos Minha Biblioteca, mais de oito mil títulos em formato digital, das mais diversas áreas do conhecimento. Os e-books podem ser acessados através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), pelo caminho menu Biblioteca > Pesquisar Livros e Bases Digitais > Minha Biblioteca.

O diretor da Biblioteca Central e bibliotecário Leonardo Cavalcante alerta que, para acessá-los fora do ambiente de rede da UFPB, o usuário deve baixar e instalar o navegador Firefox UFPB. Em seguida, entrar no Sigaa com login e senha.

Para o gestor, o conteúdo deve ajudar o aluno durante este período de suspensão das atividades presenciais, motivada pela pandemia da Covid-19. O nosso objetivo é facilitar e incentivar pesquisas e o acesso a conteúdos de qualidade em nossas bases digitais. A comunidade não está sendo prejudicada em termos de conteúdo científico. O material é muito mais amplo do que o físico, afirma Leonardo.

O diretor destaca que, neste momento em que as pessoas precisam desenvolver atividades acadêmicas de forma não presencial, é oportuna a exploração dessas bases de dados. “Muitas delas não estavam tendo muito acesso pelos alunos, porque ainda temos muito a cultura do livro físico”. Ele acredita que, agora, em função da necessidade, os estudantes deverão buscar mais materiais digitais.

De acordo com o bibliotecário Jeruzalém Silva, servidor da Biblioteca Central da UFPB, um dos diferenciais da base de livros é estar sempre atualizada. Ele é fiscal de contrato com um consórcio formado pelas principais editoras de livros técnicos e científicos: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. O acervo, em português, atende à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

Além da base de livros, a UFPB também disponibiliza, pelo Sigaa, outras bibliotecas digitais como a DotLib, que permite acesso à base de livros digitais Atheneu, com diversos e-books, por exemplo, nas áreas de Medicina e Ciências da Saúde; e a Biblioteca Virtual Pearson, um acervo digital composto por milhares de títulos sobre Administração, Marketing, Engenharia, Direito, Letras, Economia, Computação, Educação, Medicina, Enfermagem, Psiquiatria, Gastronomia, Turismo e outras temáticas. Ela conta com mais de 25 editoras parceiras.

Através do sistema Target GEDWeb,  há acervo de Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na página da Biblioteca Central, podem ser encontrados, ainda, portais de periódicos, de bases de dados e bibliotecas virtuais com milhares de e-books.

Entre as possibilidades está a biblioteca virtual E-volution, que disponibiliza acesso a títulos nas áreas da Medicina, Saúde, Enfermagem, Ciência & Tecnologia, Administração, Economia, Engenharias, TI e Computação, no idioma português. Há também a Ebook Central (EBC), uma biblioteca digital que oferece mais de 200 mil e-books. Ela também possibilita baixar livros inteiros e fazer buscas nos textos em PDF.

A bibliotecária Ana Roberta Mota, da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), explica que a UFPB assina contratos com diversas editoras do mundo inteiro. “O número de livros ofertados aumenta a cada dia”.

Ascom/UFPB