Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Editora Universitária seleciona propostas para publicação de livros digitais

Editora Universitária seleciona propostas para publicação de livros digitais

publicado: 08/07/2022 19h15, última modificação: 08/07/2022 19h15
Serão publicados 81 e-books escritos ou organizados por servidores da UFPB

Foto: Angélica Gouveia

A Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com uma oportunidade para autores que desejem publicar suas obras, em qualquer área do conhecimento. Entre 09 de julho e 20 de setembro está aberto o período de inscrições para o processo de seleção de propostas inéditas para publicação de obras no formato de e-book.

Podem participar da seleção como proponentes Servidores Técnico Administrativos e Docentes da UFPB em atividade.  Conforme descrito no edital, ao menos um dos autores ou organizadores de cada obra deverá possuir o título de doutoramento em sua área.

A submissão deverá ser realizada por meio eletrônico, no Sistema de Gerenciamento de livros Open Monograph Press (OMP) adotado pela Editora UFPB e disponível no site.

A Editora Universitária aguarda submissão de propostas originais de natureza científica e/ou técnica. As obras poderão ser submetidas em uma das três categorias:  Produção científica ou técnica resultante de pesquisa realizada na UFPB ou regime de parcerias nacionais e internacionais, de autoria individual ou coletiva; Produção didático-pedagógica de apoio a atividades de ensino-aprendizagem em qualquer nível do ensino; ou Produção de manuais ou guias que reúnam técnicas, protocolos e procedimentos voltados para pesquisa e para o ensino.

O Edital nº 01/2022 da Editora Universitária da UFPB prevê a seleção de 81 propostas. As submissões deverão ser apresentadas em formato de livro seguindo as Orientações para Publicação, conforme os Anexos.

De acordo com o Prof. Natanael Antonio dos Santos, Diretor da Editora UFPB, a unidade tem realizado publicação de livros virtuais nos últimos 06 anos. No edital anterior foram submetidas 170 obras e, dessas, 153 foram homologadas e 145 publicadas. Além disso, também foi publicada uma coletânea sobre Covid-19 com vários artigos publicados em um livro no formato de e-book.

Nesta seleção as propostas deverão ser apresentadas em formato de livro seguindo as orientações para publicação, conforme os Anexos do edital, e devem ter, no mínimo, 100 páginas e, no máximo, 400.

As propostas aprovadas por meio deste Edital serão financiadas com recursos próprios da Editora UFPB, publicadas em formato digital (e-book) e disponibilizadas gratuitamente no site da Editora UFPB.

“A diagramação das obras será realizada com recursos humanos da própria editora, o setor de diagramação tem um grupo de servidores qualificados; já a aquisição dos ISBN´s (International Standard Book Number) deve custar por volta de R$ 2.000. No final de 2020, o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, autorizou a Editora UFPB a adquirir um lote de 500 ISBN´s, já prevendo o lançamento de editais”, explicou o Diretor da Editora UFPB.

O resultado final da avaliação e classificação das obras submetidas está previsto para o dia 06 de março de 2023.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins