Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em parceria com Editora Universitária, Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFPB lança edital para publicação de livros
conteúdo

Notícias

Em parceria com Editora Universitária, Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFPB lança edital para publicação de livros

publicado: 04/01/2024 11h09, última modificação: 04/01/2024 11h09
Serão selecionados até 12 títulos, cuja tiragem de 300 exemplares será financiada com recursos próprios da Universidade

Foto: kstudio/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quarta-feira (3), um edital Pró-publicação de livros, por meio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG). O edital nº 001/2024 é uma iniciativa da Reitoria da UFPB e é também fruto de uma parceria entre a PRPG e a Editora Universitária, a fim de contribuir na divulgação da produção científica e tecnológica dos pesquisadores, bem como dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFPB. 

Por meio do certame, serão publicados 12 títulos no formato físico, financiados com recursos próprios da PRPG. Deste total, dois títulos serão de coletâneas tipo I (livros de até 400 páginas), seis serão de coletâneas tipo II (livros de até 300 páginas) e quatro serão obras autorais e/ou em coautoria (livros de até 200 páginas cada). A tiragem dos 12 títulos será de 300 exemplares, a serem distribuídos conforme o item 9 do edital do certame. 

As publicações aprovadas por meio deste edital serão selecionadas por uma comissão editorial e científica mista, formada por integrantes da PRPG e da Editora Universitária. 

De acordo com o Pró-reitor de Pós-Graduação, professor Leonardo Lopes, o edital pró-publicação de livros lançado neste ano valoriza a integração dos diferentes PPGs da UFPB e também a colaboração com instituições e pesquisadores estrangeiros. 

“Um dos diferenciais deste edital é a possibilidade de publicação de capítulo em língua estrangeira, para valorizar a colaboração dos pesquisadores da UFPB com universidades e pesquisadores de instituições estrangeiras. Na categoria de coletânea, o objetivo é integrar mais de um PPG da UFPB na mesma obra, seguindo essa tendência mundial de resolver problemas complexos com conhecimentos que são inter, trans e multidisciplinares”, observou o Pró-reitor. 

São elegíveis como proponentes para as coletâneas todos os docentes de PPGs da UFPB e, no caso das obras autorais e/ou em coautoria, estão aptos a participar servidores docentes ou técnico-administrativos da Universidade que liderem e participem de grupos de pesquisa cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB. 

A participação na seleção poderá ser realizada de duas formas. Na modalidade de coletâneas, esta participação ocorrerá por meio dos PPGs, que, se tiverem docentes interessados em concorrer à publicação, deverão protocolar e encaminhar à PRPG a documentação e o arquivo bibliográfico em formato Word, observando o subitem 3.1. do edital. Já na modalidade de obras autorais e/ou em coautoria, os próprios pesquisadores são os responsáveis pelo protocolo e envio dos arquivos à PRPG, que deve seguir os ditames do subitem 3.2. do edital

Ainda de acordo com o edital, o prazo de candidatura de trabalhos aos Programas de Pós-Graduação da UFPB, no caso das coletâneas, é até o dia 20 de fevereiro de 2024. Os PPGs têm até o dia 02 de abril para enviar a documentação à PRPG, mesma data em que finda o período para que os pesquisadores que concorrem na categoria obras autorais e/ou em coautoria também enviem as informações à PRPG. 

A divulgação dos resultados finais do certame está prevista para 03 de maio de 2024, dia em que começa a contar o prazo de 10 dias para interposição de recursos. 

Os livros contemplados por meio deste edital serão lançados coletivamente, em data a ser oportunamente definida pela PRPG.  

Outras informações e esclarecimentos sobre o edital poderão ser obtidos por e-mail para prpg@prpg.ufpb.br.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Foto: kstudio/Freepik
Ascom/UFPB