Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe da UFPB é uma das vencedoras da Competição Brasileira de Robótica

Equipe da UFPB é uma das vencedoras da Competição Brasileira de Robótica

publicado: 18/10/2023 14h47, última modificação: 18/10/2023 14h47
Os alunos da UFPB se destacaram na categoria Flying Robot Trial League

A equipe Capybots do Laboratório de Engenharia e Sistemas de Robótica (Laser) do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a vencedora da Competição Brasileira de Robótica (CBR), na categoria Flying Robot Trial League, com o desenvolvimento de robôs aéreos capazes de inspecionar dutos e instalações.

O evento é a maior competição de robótica e inteligência artificial do Brasil, e um dos maiores da América latina, realizada pela RoboCup Brasil em parceria com o Institute of Electrical and Eletronic Engineers (IEEE). A edição 2023 ocorreu entre os dias 07 e 12 de outubro, em Salvador.

Concorrendo com times das maiores universidades brasileiras, a equipe Capybots da UFPB desenvolveu duas soluções tecnológicas: um curso de pilotagem de drones e uma das camadas de software de controle de drone autônomo para um dos sistemas multi-robôs do laboratório MRS. Esse laboratório integra pesquisadores do Departamento de Cibernética da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Técnica Tcheca, em Praga, República Checa.

A CBR é dividida em categorias, onde robôs autônomos devem realizar tarefas sem qualquer intervenção humana. O Flying Robots Trial League, categoria que foi vencida pela equipe da UFPB, visa estimular o estudo e o desenvolvimento de robôs voadores autônomos e inteligentes na inspeção e operação em faixas de dutos e instalações.

Durante a apresentação do curso de pilotagem de drones, os alunos do CI deram demonstração de que eram os pilotos mais bem preparados da competição, conforme avalia o professor Tiago Nascimento, que integra a coordenação do Laser e foi o orientador da equipe vencedora.

"Os pilotos agem apenas em situação de emergência para recuperar o drone e não deixar que bata, caso não funcione bem na forma autônoma", esclareceu, adiantando que a Capybots foi a única equipe que não deixou o robô se chocar. Com esse nível de performance, o professor acredita que o grupo está habilitado a ofertar o curso de pilotagem para instituições e empresas.

O desafio foi um modelo reduzido e lúdico que simulou o ambiente de dutos petrolíferos, com 2 plataformas marítimas com bases suspensas de pousos e decolagens, uma base terrestre costeira e três bases terrestres avançadas.

O troféu projeta o Laser, o CI e a UFPB a um patamar de excelência no ensino e pesquisa em robótica, conforme avalia Tiago Nascimento. Ele agradeceu o apoio recebido da Direção do CI, do Governo do Estado e do grupo de Sistemas Multi-robôs (MRS) da Universidade de Praga, com o qual o Laser mantém um acordo de cooperação técnico-científica, há alguns anos, voltado, dentre outras atividades, à realização de testes de qualidade com drones autônomos, com o envolvimento de docentes e alunos estagiários.

"A transferência tecnológica do grupo MRS foi um importante diferencial para a vitória da equipe do CI", enfatizou o docente. O grupo tcheco atua nas áreas de projeto, implementação, avaliação experimental e aplicação de sistemas robóticos complexos.

A equipe vencedora Capybots é integrada por Tiago Nascimento, na coordenação; pela aluna do Programa de Pós-graduação em Informática, Ana Maria; por Davi Henrique, que faz pós-doutorado no Laser, com apoio da Fapesq, além dos alunos de Engenharia da Computação Augusto Vinicius, Wagner Dantas, Jorge Luiz Pereira, João Gabriel e Carlos Novack, além de Cauet Nunes, aluno do curso de Engenharia Mecânica da UFPB.

Texto: Madrilena Feitosa
Edição: Aline Lins