Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe de Aerodesign da UFPB está com inscrições abertas para novos membros

Equipe de Aerodesign da UFPB está com inscrições abertas para novos membros

publicado: 19/08/2022 19h41, última modificação: 19/08/2022 19h41
Podem se inscrever estudantes de qualquer graduação da UFPB

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que desejem ingressar na equipe de Aerodesign da UFPB, a Aerojampa. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico.

Podem se inscrever alunos de qualquer graduação da UFPB. São 18 vagas distribuídas entre as 07 subequipes: desenho e simulação (2), aerodinâmica (2), elétrica e eletrônica (2), gestão (3), desempenho de aeronaves (04), estruturas e ensaios mecânicos (2), e cargas e aeroelasticidade (03).

O projeto de mobilidade AeroJampa Aerodesign tem como objetivo projetar anualmente uma aeronave rádio controlada que seja leve e consiga carregar a maior carga paga possível, e participar da competição da SAE Aero design que ocorre anualmente em São José dos Campos, onde todas as equipes do Brasil apresentam seus projetos e seus respectivos resultados.

Assim, no grupo é estimulada a mobilização de toda a equipe para confeccionar uma estrutura segura com base nas cargas atuantes, que seja estável, com utilização de materiais de baixo custo e alta resistência.

No dia 03 de setembro, ocorre a seleção dos candidatos que será realizada em 03 etapas. A primeira será de apresentações, “os membros do grupo irão falar melhor sobre todas as 7 subequipes, os objetivos e as ambições que a equipe de aerodesign possui. Será um momento para que todos os inscritos possam conhecer o Aerojampa ainda melhor e, se houver, tirarem dúvidas sobre o projeto.”, explicou Letícia Vicente, aluno do curso de Engenharia Mecânica e uma das bolsistas do projeto.

Na etapa 2 da seleção haverá uma dinâmica em grupo, na qual será avaliado o desempenho individual de cada candidato, na capacidade de trabalho em equipe e desenvolvimento de ideias.  E na última etapa haverá uma entrevista individual, com objetivo de conhecer melhor cada candidato e investigar as habilidades de maneira mais ampla, visando entender onde a pessoa poderia melhor contribuir e se desenvolver.

De acordo com Letícia Vicente não é necessário um conhecimento prévio sobre aeronáutica, ou estar avançado no curso de graduação para conseguir uma vaga na equipe. “Mais do que pessoas que sabem, buscamos pessoas que queiram aprender e estejam dispostas e empenhadas a dar o seu melhor para seu desenvolvimento pessoal e da equipe Aerojampa. Um detalhe importante é de que para 6 das 7 subequipes com vagas abertas, daremos preferência para pessoas que cursam engenharia ou algum curso relacionado a ciência e tecnologia. Entretanto, para a subequipe de Gestão, alunos de qualquer curso da nossa universidade serão muito bem-vindos”, disse a estudante.

No projeto os estudantes poderão aprender a trabalhar em equipe, utilizar softwares que ajudam no projeto técnico, além de participar da competição da SAE Aero Design. Informações complementares podem ser obtidas no perfil de Instagram @aerojampaufpb.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins