Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Escola Técnica de Saúde, atual Centro Profissional e Tecnológico da UFPB, celebra seus 70 anos
conteúdo

Notícias

Escola Técnica de Saúde, atual Centro Profissional e Tecnológico da UFPB, celebra seus 70 anos

publicado: 11/08/2023 16h40, última modificação: 11/08/2023 16h40
Solenidade realizada nesta quinta (11) no auditório da Reitoria foi marcada por homenagens a pessoas que construíram a história do CPT-ETS

Foto: Angélica Gouveia

Os 70 anos da Escola Técnica de Saúde, atual Centro Profissional e Tecnológico (CPT/ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram celebrados na noite desta quinta-feira (10) com uma grande solenidade e muitas atividades para o público - composto por dirigentes, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes do Centro  - presente ao auditório da Reitoria. 

A abertura da cerimônia foi realizada pela Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB). Os músicos apresentaram duas composições ao público: ‘Sinfonia de Elgar’, famosa composição do músico inglês Edward Elgar, e ‘Suite do cavaleiro da triste figura’, composição do Professor Eli-Eri Moura, docente do Departamento de Música da Universidade. Para muitos alunos do CPT/ETS, este foi o primeiro contato com a música clássica. 

Em seguida, as Professoras Maria Soraya Pereira Franco Adriano e Fábia Danielle Salles Cunha, respectivamente diretora e vice-diretora do CPT-ETS, fizeram as boas-vindas do evento. Em sua fala, a diretora do Centro ressaltou o papel da educação profissional e tecnológica, cujos cursos, em geral, têm uma duração menor que uma graduação ou bacharelado, permitindo que os alunos sejam absorvidos mais rapidamente pelo mercado de trabalho e tenham suas vidas - e a de seus familiares - transformadas. 

“Setenta anos de história e de educação profissional representa transformação de vidas, representa a criação de oportunidades. Aqui os nossos alunos, em um, dois ou dois anos e meio, dependendo do curso técnico escolhido, têm a oportunidade de serem formados, de serem capacitados e de adentrar no mundo do trabalho”, observou a gestora. 

O evento seguiu com homenagens a pessoas que ajudaram a construir a história do CPT-ETS e a firmá-lo com o 17º centro de ensino da UFPB. Entre essas pessoas, a ex-Reitora da Universidade entre os anos de 2012 a 2020, Professora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, e o atual Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, que enalteceu a dedicação dos servidores e estudantes do CPT/ETS. 

“Quero destacar o trabalho da equipe, que é dedicada e integrada e que com certeza leva o nome da Paraíba aos melhores lugares e nos representa muito bem. Parabéns a todos e que venham muitos mais anos, não mais para consolidar, porque já está consolidado, mas para mostrar o quão longe conseguirá chegar esse centro tão importante”, afirmou o Reitor, ressaltando também a primazia do Centro no enfrentamento à Covid-19 no Estado, por meio do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada. 

Também foram homenageados a ex-diretora, Professora Eliete Alves da Silva, e as docentes Ismênia Mangueira Soares, Ivanilda Lacerda Pedrosa, Fernanda Maria Chianca e Icléia Honorato da Silva Carvalho (in-memorian). Técnicas-administrativas também foram lembradas na cerimônia, tendo recebido homenagens às servidoras Maria do Rosário Carvalho, Aline Paiva Feitosa, Christine Dantas Benício, Aremita Maria Gonçalves (aposentada) e Maria do Socorro de Soares Arcoverde (aposentada). 

No encerramento da solenidade, foi a vez de alguns alunos egressos serem condecorados, como é o caso dos alunos Aline Paiva Feitosa, do curso técnico em enfermagem, e Manuel Rufino da Silva Neto, técnico em prótese dentária. Atualmente, ambos retornaram ao CPT-ETS, que os formou, na condição de servidores públicos. Outros alunos egressos  condecorados foram Daiane de Souza Medeiros (curso técnico em análises clínicas), Adonete da Silva Morais (curso técnico em cuidador de idosos) e Fabrício de Sousa Silva (técnico em registro e informações de saúde). 

Passado, Presente e Futuro da CPT/ETS 

O CPT-ETS nasceu como Escola de Auxiliar de Enfermagem da Paraíba (EAEP) em 1953 e passou a integrar a UFPB após a criação da Universidade, em 1955. A denominação como Escola Técnica de Saúde ocorreu em 2000 e a aprovação como Centro Profissional e Tecnológico, desvinculado do Centro de Ciências da Saúde (CCS), aconteceu em setembro de 2022, tornando-se o 17º centro de ensino da UFPB. 

Atualmente, o corpo discente do CPT/ETS é de mais de 6.000 alunos, incluídos os alunos dos cursos técnicos regulares e também alunos que acessam o centro por meio do programas de Educação de Jovens e adultos (ProEJA), Qualifica Mais, Pós-Tec, além do Ensino à Distância. Mais de 70 profissionais, entre servidores técnico-administrativos e docentes, integram a equipe do local. 

Para o futuro, a diretora do CPT/ETS, Professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano, vislumbra o centro ainda mais consolidado, com a oferta da primeira graduação tecnóloga em gestão e administração na área de saúde e do primeiro programa mestrado do Centro, além do retorno do Programa Mulheres Mil, que deve ofertar qualificação profissional a mulheres quilombolas, indígenas, encarceradas e em situação de vulnerabilidade social. 

“Vamos implantar o nosso mestrado e estamos já em fase de finalização da nossa primeira graduação tecnóloga, para fortalecer cada vez mais a educação profissional do nosso estado e do nosso país, criando ainda mais oportunidades de formação, mas, sobretudo, de emprego e renda. É essa a visão que queremos para o futuro do CPT/ETS”, concluiu a diretora.  

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB