Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Especialistas debatem saneamento básico no I Encontro de Engenharias, na UFPB
conteúdo

Notícias

Especialistas debatem saneamento básico no I Encontro de Engenharias, na UFPB

publicado: 28/07/2023 15h07, última modificação: 28/07/2023 15h12
Evento é resultado de parceria da Universidade com CAGEPA, CREA-PB e ABES-PB

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (27), o I Encontro das Engenharias. O evento ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB e tratou sobre saneamento básico, com a presença de autoridades no assunto, como professores do CT e dirigentes de instituições que atuam na área. 

O Encontro foi organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Paraíba (ABES-PB), com a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) e da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA).

Para a mesa de abertura do Encontro, participaram a Vice-Reitora da UFPB, Professora Liana Filgueira, e os presidentes da CAGEPA, CREA-PB e ABES-PB, Marcus Vinícius Fernandes Neves, Hugo Barbosa de Paiva e José Dantas de Lima, respectivamente. Os coordenadores dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Professora Aline Remígio, e de graduação em Engenharia Civil, Professor Paulo Brilhante, também compuseram a mesa. 

Presidindo a mesa, a Professora Liana Filgueira parabenizou a ABES-PB pelo evento e destacou a importância de trazer representantes do mercado, sobretudo das engenharias, para uma maior aproximação com os estudantes.

“Todos que estão nesta mesa se dispuseram a estar aqui para dividir um pouco do seu conhecimento prático. Na Universidade, temos um perfil muito ligado aos fundamentos da ciência, a criar novas tecnologias, e, às vezes, a prática fica um pouco fora do contexto. É muito importante esse compartilhamento de ideias, de mostrar aos alunos o que de fato está acontecendo lá fora”, afirmou a Vice-Reitora. 

Em seguida, o presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius Fernandes Neves, mencionou a importância da interdisciplinaridade das áreas, como por exemplo a assistência social e as engenharias civil e ambiental, na elaboração de políticas públicas sobre saneamento básico. 

Já o presidente do CREA-PB, Hugo Barbosa de Paiva, falou sobre a grandeza das universidades da Paraíba e do Nordeste, mencionando que estas instituições são responsáveis pela formação de notórios profissionais que atuam em todo o país.

E o presidente da ABES-PB, José Dantas de Lima, após a dispersão da mesa, apresentou um vídeo institucional sobre a Associação e mostrou ferramentas úteis aos estudantes da área que estão disponíveis no Portal da ABES

Palestras

O evento seguiu com as palestras dos Doutores Laudízio Diniz, George Cunha, Cláudia Coutinho e Tarciso Cabral. Cada um deles abordou os quatro pilares do saneamento básico - abastecimento de águas (Dr. Laudízio); coleta e tratamento de esgoto (Dr. George Cunha); manejo de resíduos sólidos (Dra. Cláudia Coutinho) e drenagem pluvial urbana (Dr. Tarciso Cabral) - , com o objetivo de capacitar e tirar dúvidas dos presentes sobre a realidade do saneamento no estado.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB