Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB fala sobre experiência de intercâmbio na Universidad de Granada (Espanha)

publicado: 25/01/2024 15h10, última modificação: 25/01/2024 15h21
Aluna realizou intercâmbio de 6 meses, entre fevereiro e julho de 2023.

Foto: Divulgação

A Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, no mês de janeiro, por meio da campanha UFPB Mundi, que busca divulgar as ações de internacionalização no campo do ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação universitária da UFPB, uma entrevista com a estudante Chrislaynne Santos, do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais na UFPB. Ela realizou intercâmbio de 6 meses na Universidad de Granada (Espanha), entre fevereiro e julho de 2023.

Na entrevista, ela conta um pouco sobre a importância da sua experiência de intercâmbio, tanto na vida pessoal, como na vida acadêmica.

Quando você começou a planejar sua viagem? Como foi o processo?

Depois de receber a carta de aceite da universidade, fiz uma lista com todos os documentos que precisava para o visto e me programei para ir ao Consulado da Espanha que fica em Salvador. Esse processo ocorreu entre novembro e dezembro de 2022, nesse período também comecei a procurar moradia e passagem, entrei em contato com outras pessoas do meu curso que fizeram intercâmbio em Granada para saber qual região era melhor para morar e a média de gastos mensais.

O que você achou da experiência de intercâmbio?

Foi uma experiência incrível e desafiadora: poder viver e estudar em outro país, com uma cultura diferente, língua diferente e conviver diariamente com pessoas de culturas diferentes.

Qual a rotina da instituição de ensino?

Varia de acordo com a Facultad (centro) que você estuda. Eu estudei na Facultad de Economía, minhas aulas eram entre 8h30 e 14h00. Cursei "Economia Espanhola", "Economia Experimental" e "Administração em Inovação e Tecnologia". As aulas eram expositivas e, a cada duas semanas, tínhamos "prácticas", que seriam os exercícios ou trabalhos propostos pelos professores.

Quais as diferenças na forma de ensino e aprendizado?

A forma de ensino é semelhante, porém percebo que lá o uso de notebook era de quase 100% e, em muitos casos, as provas eram feitas em sala pelo notebook. As avaliações eram bem diferentes, pois cada professor escolhia seu modo de avaliação. Mas eram muito comuns provas em que uma resposta errada anula uma certa ou que, a cada resposta errada, você perde 0,25 de nota. E a nota mínima para ser aprovado em uma disciplina é 5.

Quais as dificuldades que você enfrentou estudando fora?

Os horários e a comida. Na Espanha, existe a siesta, então, de 14h até 17h, quase todos os estabelecimentos fecham. Seria um tempo de descanso e, nesse horário, as ruas ficavam desertas, normalmente se almoça às 14h e o jantar é depois das 20h. No Brasil, temos o almoço como uma refeição bem completa, com arroz, feijão, salada, carne. Mas lá eles não têm esse costume.

Quais os aspectos da cultura local? Alguma curiosidade sobre o lugar onde você morou?

Granada é uma cidade muito rica culturalmente, com forte influência árabe e cristã. É um lugar que, ao mesmo tempo em que preserva muito seus costumes e tradições, também é uma cidade jovem e moderna onde quase metade da sua população faz parte da comunidade universitária, e recebe anualmente milhares de estudantes de intercâmbio. A Alhambra, que fica em Granada, é o monumento mais visitado da Espanha, um complexo de palácios e fortes e jardins construídos por monarcas árabes, onde ao passar do tempo foi lar de reis, militares e da própria igreja católica.

Conte alguma história inusitada/interessante vivida no seu intercâmbio que você gostaria de compartilhar.

O dia em que participei do evento da "Água e Fogo" foi bem interessante! Eu e minhas amigas fomos a uma cidade próxima a Granada para participar da corrida da água, que ocorre à meia-noite em uma parte da avenida principal da cidade. À meia-noite, todos que estão nessa rua são molhados com mangueiras enormes de água em todas as direções. Várias vezes fomos molhadas de surpresa por idosos que ficavam na sacada jogando baldes de água. Quanto mais você descia, na rua, mais era molhado. Depois fomos a uma praia em outra cidade próxima, onde fizeram várias fogueiras, e passamos o resto da madrugada sentadas ao redor da fogueira conversando sobre como ia ser a vida depois do intercâmbio.

O que você recomenda para aproveitar ao máximo a experiência de estudar no exterior?

Se dedique a aprender o idioma! No começo é difícil, mas com o passar do tempo fica mais fácil e automático o novo idioma. Esteja aberto a conhecer culturas e pessoas diferentes e entenda que não existe cultura melhor ou pior, apenas diferente.

O que mudou em você e na sua jornada acadêmica/profissional após o intercâmbio? Considera fazer novamente algo similar?

Eu sempre sonhei em fazer um intercâmbio, foi uma experiência transformadora, conheci pessoas e vivi momentos que me fizeram repensar quem eu sou e o que quero viver. Agora estou me planejando para aplicar para um mestrado no exterior.

Para saber mais sobre os programas de mobilidade oferecidos pela UFPB e geridos pela Agência UFPB de Cooperação Internacional, consulte a página "Mobilidade" clicando aqui

Os estudantes da UFPB que tenham interesse em compartilhar sua experiência internacional de intercâmbio podem responder ao formulário online disponível em: https://forms.gle/LXHZkHvzdV9TrANN9. As respostas do formulário serão utilizadas para publicação no site e redes sociais da ACI-UFPB.

Ascom/UFPB