Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes paraibanos são premiados em olimpíada nacional realizada pela UFPB

Estudantes paraibanos são premiados em olimpíada nacional realizada pela UFPB

publicado: 20/06/2023 09h33, última modificação: 20/06/2023 10h56
4ª edição da OBEF reuniu mais de 26 mil alunos de todas as regiões do país

Foto: Angélica Gouveia

Nesta terça (20) e quarta-feira (21), serão premiados os vencedores da etapa paraibana e da etapa nacional da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), competição promovida pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB), por meio do Departamento de Finanças e Contabilidade – (DFC) e do projeto de extensão Educação Financeira para Toda a Vida.

Na Olimpíada, 151 estudantes paraibanos conquistaram os três primeiros lugares, na fase estadual, sendo que 38 deles serão contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze na etapa nacional da OBEF. Nos dois dias, a cerimônia de premiação será realizada no auditório 211 do CCSA, no Campus de João Pessoa, às 16h.

A lista dos 245 medalhistas nacionais da 4ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, realizada em 2022, foi publicada em novembro do ano passado. A competição contou com mais de 26 mil alunos inscritos, de mais de 380 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Segundo o coordenador nacional da Olimpíada e do projeto Educação Financeira para Toda a Vida, professor Wenner Lucena, o número de participantes cresce a cada edição, o que é um reflexo do alcance que o evento ganhou ao longo dos anos, desde sua criação, em 2017.

“Além de ser uma competição, a OBEF proporciona aos participantes um desafio pessoal, incentivando o aprendizado e a compreensão de conceitos financeiros desde a juventude. Os conhecimentos adquiridos durante a Olimpíada têm um impacto significativo na vida dos alunos, preparando-os para uma melhor gestão financeira no futuro”, destacou o Prof. Wenner Lucena.

Os estudantes são inscritos na competição de forma gratuita, por meio de suas escolas. Estão aptos a participar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A competição é realizada em quatro fases, por meio da aplicação de uma prova objetiva com questões relacionadas ao tema da educação financeira – como por exemplo, orçamento pessoal e familiar ou planejamento financeiro. Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze, tanto na fase estadual quanto na fase nacional.

Ainda segundo o coordenador da OBEF, Wenner Lucena, as informações sobre a 5ª edição da Olimpíada serão divulgadas no início do mês de agosto deste ano. As quatro fases ocorrerão, respectivamente, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Mais informações sobre a Olimpíada estão disponíveis no Instagram do projeto Educação Financeira para Toda a Vida.

Texto: Milena Dantas
Foto: Angélica Gouveia