Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento em alusão ao Setembro Amarelo será realizado no CI/UFPB

Evento em alusão ao Setembro Amarelo será realizado no CI/UFPB

publicado: 28/09/2023 19h30, última modificação: 28/09/2023 19h30
As inscrições estão abertas e a programação é gratuita

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o evento “Setembro Amarelo – Computação Além dos Códigos II”, organizado pelo grupo Meninas na Ciência e na Computação da UFPB, com apoio do CI e do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). O evento tem como objetivo promover a saúde mental na graduação, sendo uma oportunidade para os estudantes se conectarem, aprenderem e se inspirarem.

O evento possui como público-alvo as mulheres da área da tecnologia, e acontecerá nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, no auditório do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (Liepe), no CI da UFPB, das 13h às 17h. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas por meio do formulário.

A programação contará com palestras, dinâmicas interativas e rodas de conversa. Além disso, todos os presentes receberão certificados e brindes como reconhecimento pelo seu envolvimento.

A estudante de Engenharia da Computação e integrante do grupo Meninas na Ciência e na Computação, Thaís Gabrielly, reforça a importância do evento.

“O Setembro Amarelo é uma campanha incrivelmente relevante e crucial em todos os aspectos da vida humana, por falar de saúde mental. No entanto, ao direcionar esse evento para as mulheres na área da tecnologia, ele adquire um significado especial, criando uma sensação de inclusão em um público que muitas vezes é menor nesse campo. Além disso, oferece a oportunidade única de estabelecer conexões valiosas e construir uma rede de contatos”, disse.

Confira a programação completa:

Dia 29/09 – Sexta-feira

13h – Credenciamento + Abertura do evento

14h – Roda de conversa: Conhecendo as pesquisadoras do CI

Danielle Rousy - Jogos sérios, Inteligência Artificial Modelagem comportamental de NPCs e Engenharia de Software

Tatiana Simões - Matemática Aplicada, Equações Diferenciais Parciais, Engenharia de Reservatório e Probabilidade e Estatística Aplicadas

Thais Gaudêncio - Bioinformática, Inteligência Artificial e suas aplicações

Yuska Aguiar - Autônomos Digitais, Concepção e Avaliação de Interação Humano-Computador, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

14h40 – Palestra: Preservando sua saúde mental durante a graduação

Julianne Sales - Psicóloga

Palestra: Atuação enquanto Assessora de Promoção à Saúde

Renata de Moraes - Enfermeira